sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Arroz Ideal para Risotos

Qual é o Melhor Arroz para Fazer Risotos?
Há pouco tempo atrás eu não tinha a menor ideia sobre as diferenças entre os tipos de arrozes e inclusive comprei arroz errado para fazer risoto. Ao invés de comprar arroz arbóreo, comprei o arroz parboilizado.
O arroz parboilizado é um arroz que durante o processo de parboilização sofre um pré-cozimento e dizem que ele é mais nutritivo que o arroz comum. Mas, não se engane, ele não serve para fazer risotos.
Existem inúmeras variedades de arrozes produzidas na Itália, mas três são excepcionalmente reconhecidas por garantirem a consistência cremosa característica do risoto e, ao mesmo tempo, a textura resistente do grão na hora da mordida. Esses três tipos de arrozes são: o arbóreo, o vialone nano e o carnaroli.
Dizem que o preferido dos Italianos é o carnaroli, pois é o que oferece melhor equilíbrio entre a cremosidade e consistência dos grãos.
Eu comprei o arroz arbóreo e utilizei para fazer dois tipos de risotos: milânes e funghi secci. Gostei muito do resultado.


Na minha opinião outro importante passo para ter sucesso no preparo do risoto é o preparo do caldo, que pode ser de legumes, carne, galinha ou peixe. É possível utilizar os caldos prontos, mas o resultado não é o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...