domingo, 27 de novembro de 2011

Fettuccine Fresco com Carne-de-Sol

Minha Primeira Massa Fresca!!!
Acabei de comprar o meu "Sonho de Consumo" que é a "Máquina de Macarrão". Pensei... Agora mãos à obra... Acordei hoje bem cedo e fui até o supermercado para comprar uma farinha especial de "Sêmola" (grão duro) para experimentar fazer a minha primeira massa fresca caseira...Resolvi fazer um Fettuccine Fresco com Carne-de-Sol que ficou SENSACIONAL!!! A massa ficou bem leve, ao dente e muito saborosa... Fiquei super-feliz com o resultado.

Fettuccine Fresco com Carne-de-Sol
Ingredientes:
300 gramas de fettuccine fresco caseiro (ver receita abaixo de Massa Caseira)
50 gramas de queijo parmesão ralado

Preparo:
Levar uma panela com bastante água para ferver. Adicionar um pouco de óleo e sal. Colocar o macarrão e deixar cozinhar, mexendo de vez em quando, por aproximadamente 15 minutos ou até ficar tenro e ao dente.
Escorrer, passar na água fria com um fio de óleo e escorrer outra vez muito bem. Reservar.

Molho de Carne-de-Sol:
4 colheres (sopa) de azeite
400 gramas de carne-de-sol
1/2 alho-poró cortado em rodelas finas
1 pimenta dedo-de-moça picada
50 gramas de queijo parmesão ralado
sal à gosto
1/2 copo de água
1 caixinha de creme de leite
salsinha picada à gosto

Preparo:
Dessalgar a carne-de-sol fervendo e trocando a água por 3 (três) vezes seguidos. Colocar sempre bastante água para cobrir a carne-de-sol.
Colocar a carne-de-sol em uma panela de pressão e adicionar água até cobrir mais de um dedo. Deixar ferver e depois de levantar fervura contar 30 (trinta) minutos. Escorrer toda a água, deixar esfriar e desfiar a carne-de-sol.
Em outra panela, colocar o azeite e fritar a carne-de-sol desfiada. Adicionar o alho poró e a pimenta dedo-de-moça. Deixar cozinhar um pouco, adicionar o queijo ralado, a água e o sal (se for necessário), e deixar ferver um pouco. Acrescentar o creme de leite e a salsinha, misturar bem e desligar. Reservar.

Molho de Tomate:
1/2 quilo de tomate maduro
4 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola picada
1/4 cálice de vinho tinto
sal e pimenta calabresa à gosto

Preparo:
Lavar bem o tomate.
Ferver uma panela com água, colocar o tomate e deixar um pouco para a casca amolecer. Extrair as cascas e as sementes dos tomates. Bater os tomates sem casca e sem sementes no liquidificador.
Refogar a cebola no azeite, adicionar os tomates batidos e deixar apurar o molho.
Adicionar o vinho, temperar com sal e pimenta calabresa à gosto. Deixar cozinhar até o vinho evaporar. Reservar.

Montagem:
- Massa cozida de fettuccine no prato fundo
- Colocar o molho de carne-de-sol no centro
- Colocar o molho de tomate nas laterais
- Salpicar com muito queijo-parmesão ralado

Massa Caseira (receita extraída do rótulo da Sêmola de Trigo Duro "De Cecco" )
Ingredientes:
500 gramas de sêmola de trigo duro
5 ovos grandes ou 6 ovos pequenos
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sal (adicionei à receita original)

Preparo (extraído das instruções da máquina de macarrão):
Colocar a farinha de semolina em uma tigela e adicionar o azeite e o sal.
Acrescentar os ovos um a um para obter uma massa macia e que não grude nas mãos. Misturar muito bem.
Cortar a massa em aproximadamente 4 (quatro) pedaços de tamanhos aproximados.
Ajustar o cilindro da máquina para obter maior espessura (normalmente no número um). Polvilhar a massa e passar entre os cilindros. Dobrar a tira de massa em três ou quatro partes, fazendo um quadrado e tornar a passar entre os cilindros. Repetir esse processo por aproximadamente 5 a 6 vezes até a massa ficar lisa e sem rachaduras.
Fechar os cilindros aos poucos e passar mais algumas vezes até chegar na espessura que quiser (eu passei até o número 5).
Pendurar as tiras de massas na borda da mesa ou num cabo de madeira limpo. Deixar secar de 5 a 10 minutos.
Cortar as tiras em pedaços de 30 cm com a faca. Ajustar a máquina no cortador para fettuccine e passar a tira de massa. À medida que o macarrão sai da máquina, espalhar na mesa e polvilhar com farinha de trigo para não grudar.
Deixar secar por uma ou duas horas antes de utilizar.

2 comentários:

  1. Olá, estou pesquisando sobre massas com sêmola, e olhando o sua receita, eu fiquei na dúvida!
    Porque a massa fresca( que eu faço muito), não pode passar de no máximo 3 minutos na água, senão desmancha de tão mole. E a sua receita pedi uns 15 minutos, então gostaria que me dissesse o porque a sua tem esse tempo de cocção?
    Outra coisa, colocar oleo ( ou azeite) na água) ,eu aprendi que não se dev colocar oleo(ou azeite), pois faz a massa ficar sem aderencia de um futuro molho etccc. E se eu passar na água corrente como voce cita, com certeza o oleo e o sal, vai junto com a água que passou.
    Então me diga por favor se há uma diferença entre como vc faz e como eu costumo fazer. No resultado é claro!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Querida Gina,
    Muito obrigada pela sua visita...
    Vou tentar responder as suas dúvidas...
    Um dos motivos que pode ser que a minha massa precisou de mais tempo de cocção é que eu usei sêmola de trigo duro (grão duro). Outro motivo pode ser o tempo de secagem depois que a massa foi cortada em tiras. Eu sequei por duas horas.
    Agora sobre o óleo (ou azeite) na água, eu uso para que a massa não grude uma na outra no momento da cocção e eu não acho que com isso ela perca aderência ao futuro molho.
    Quanto ao sal na água, eu coloco para temperar a massa no momento da cocção.
    Concordo com você que no momento de passar a massa na água corrente o óleo (ou azeite) e o sal vão junto com a água que passou. Mas, a massa não grudou uma na outra e o sal já penetrou na massa no momento da cocção.
    Eu adorei o resultado da massa que eu fiz. Ela ficou bem "al dente" e é muito mais gostoso que as massas compradas prontas.
    Na próxima vez eu vou tentar misturar 1/3 de farinha de trigo ou sêmola normal para 2/3 de sêmola de trigo duro.
    Pois, eu achei que a massa demorou muito para cozer. Apesar de ter ficado muito bom.
    Espero ter respondido as suas dúvidas...
    Se quiser podemos trocar experiências... O meu e-mail é danni.lype@gmail.com.
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...