domingo, 15 de janeiro de 2012

Ceviche de Salmão

Vamos hoje de culinária Peruana???
"Ceviche" é um prato de origem Peruana onde o peixe crú é marinado em suco de limão. Normalmente é utilizado peixes de carne branca como robalo, linguado, corvina, saint peter, anchova negra ou congrio-rosa.
Eu recebi essa receita, por e-mail, do meu irmão que leva "saint peter" como ingrediente principal, mas eu acabei usando "salmão" porque é o peixe favorito da família. Essa receita tem um toque oriental nos temperos e ficou uma DELÍCIA!!! Aqui em casa todos aprovaram e pediram bis... Não sobrou nem cebola para contar história (risos)...

Ceviche (Receita enviada pelo Meu Irmão)
Ingredientes:
700 gramas de peixe "Saint Peter" (eu adaptei e usei "Salmão")
6 limões Taiti
1 cebola roxa
cebolinha picadinha a gosto
2 pimentas dedo-de-moça sem sementes picadinha
salsinha picadinha a gosto
um pouco de cebola roxa picadinha
Molho de soja (shoyu) a gosto
Óleo de gergelim a gosto
1 pitada de flor de sal (eu incluí na receita, mas é opcional)

Modo de Preparar:
Cortar o peixe em fatias bem finas (no caso do Salmão eu cortei em cubinhos) e juntar o suco do limão Taiti espremido. Misturar bem e deixar marinar no limão por aproximadamente três horas dentro da geladeira.
Cortar a cebola roxa a "Juliana" e deixar de molho por um tempo na água para tirar o ardor.
Retirar toda a água da cebola e fazer com ela uma cama em uma travessa.
Depois do peixe marinado, retirar o excesso de suco de limão e colocar encima da cama de cebolas roxas.
Salpicar cebolinha, salsinha, pimenta dedo-de-moça e cebola roxa picadinhas.


Misturar o molho de soja com o óleo de gergelim e jogar encima do peixe. Observem bem a foto abaixo, o meu filho conseguiu bater a foto exatamente quando eu estava jogando o molho e foi sem querer. Incrível!!!


Polvilhar com flor de sal para dar um toque especial crocante a mais.
Servir imediatamente.
BOM APETITE!!!

9 comentários:

  1. Irene querida que lindo que fica esse prato. O colorido está um espetaculo. Confesso que não sou muito fã de peixe cru, embora ame peixe, mas como esse seu salmão ficou marinando no limão por 3 horas, eu até que comeria com gosto, pois o visual é irresístivel.Gostei muito. Bjocas ótima semana

    ResponderExcluir
  2. uma refeição mt bem equilibrada e bem elaborada amiga cheia de cores, ficou lindissima, parabens!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Além de delicioso, este ceviche ficou lindo, muito compreensível que não tenha sobrado nada! rsrs.

    Beijoca e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. adorei amiga ..adoro salmão ..peixes não só meu forte em casa pois o gabriel odeia e o marido também mas eu e o davi amamos e quando faço é só para nos dois mesmo e esse seu esta divino do jeito que eu e o davi amamos ..bem colorido bjokas parabens pela receita
    ahh tenho sopinha hoje bjokas sadhia

    ResponderExcluir
  5. oi,ficou muito bom pela cara,vou fazer meu marido adora peixe crú beijos

    ResponderExcluir
  6. Ficou lindo o seu prato!
    Nunca comi, mas gostaria muito de conhecer,pelo aspecto deve ser maravilhoso!
    Ótimo inicio de semana.
    Bjks
    Ivani

    ResponderExcluir
  7. Menina, quantas delicia, vim de outro blog e parei aqui, do jeito que eu gosto, caseiro e cheiroso, volto com mais calma para ver todas essas coisas boas, te convido para conhecer o meu cafofo, bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  8. Vamos comer peixe de todos os jeitos.
    é bom par melhorar o colesterol bom.
    ótima receita, simples e bela

    ResponderExcluir
  9. Olá! APROVADO, é uma delicia!!!
    Provei o de saint peter preparado pelo meu sogrinho Arnaldo, hum...
    Bjos,
    Juliana

    ResponderExcluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...