segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Esfiha Fechada

Amo Culinária Árabe!!!
(Foto da "Esfiha de Carne")

Olá Amigo(s), 
Meu filho esses dias me pediu para fazer "Esfiha Fechada" porque ele estava com muitas saudades e com muita vontade de comer... Eu me lembro de quando ele era pequeno e eu fazia essa receita de "Esfiha"... Ele comia... comia... comia umas cinco ou seis "Esfihas"... Eu ficava preocupada se ele não ia passar mal de tanto comer (risos)... Essa receita é muito antiga de um tio que tinha uma "Casa de Esfihas" e realmente é uma DELÍCIA... A "Esfiha" fica bem molhadinha... Hummmm!!! Dá água na boca... Experimentem... Vale a pena!!! 

Essa receita é suficiente para um quilo de recheio (carne ou frango). Como meu filho pediu para fazer metade da receita com recheio de carne e a outra com recheio de frango, abaixo estão os ingredientes dos dois recheios. 
(Foto da "Esfiha de Frango")
Esfiha Fechada
Ingredientes da Massa:
1 quilo de farinha de trigo
1/2 copo (americano) de açúcar
2 e 1/2 copos (americanos) de água morna (aproximadamente depende da farinha de trigo)
1/2 xícara (chá) de fermento de pão (aproximadamente 45 gramas)
1 tablete de caldo de carne
1/2 copo (americano) de óleo
sal à gosto

Ingredientes do Recheio de Carne:
1/2 quilo de carne bovina moída (de preferência patinho ou coxão duro)
1 cebola picada
salsinha picada a gosto
2 tomates grandes sem sementes picados
suco de 1 limão
1 pitada de pimenta síria moída
1 colher (café) de za'atar (condimento árabe)
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
1/2 colher (chá) de sal (ou a gosto)
1 pitada de aji-no-moto

Ingredientes do Recheio de Frango:
1/2 quilo de carne de frango (peito ou sobrecoxa desossada)
1 dente de alho socado (eu usei alho desidratado)
1/2 colher (chá) de sal (ou a gosto)
salsinha picada
1 pitada de pimenta síria moída
1 colher (café) de za'atar (condimento árabe)
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 copo (americano) de água
1/4 cálice de vinho branco

Modo de Preparar a Massa:
Amornar a água e dissolver o caldo de carne. Reservar.
Em uma tigela colocar a farinha de trigo, o açúcar e o sal. Fazer um buraco e colocar o óleo. Reservar.
Esfarelar o fermento de pão e dissolver com um pouco da água com o caldo de carne. Acrescentar o fermento na mistura da farinha de trigo. Acrescentar aos poucos a água até dar o ponto de não grudar nas mãos, mas cuidado para não deixar a massa muito seca e dura. Sovar e bater bem a massa. Cobrir com um pano de prato e deixar crescer (aproximadamente 30 minutos).

Modo de Preparar o Recheio de Carne:
Misturar muito bem todos os ingredientes do recheio e reservar.

Modo de Preparar o Recheio de Frango:
Temperar o frango com sal, alho, salsinha, pimenta síria e za'atar. Deixar descansar por uns 30 minutos.
Colocar o azeite na panela e fritar bem o frango até ficar douradinho. Acrescentar o vinho e a água. Cozinhar em fogo baixo até a água quase secar. Deixar esfriar, desfiar a carne e reservar.

Modo de Montar:
Depois que a massa cresceu, pegar pequenas porções dessa massa, fazer bolinhas e colocar encima da mesa enfarinhada.
Abrir cada bolinha de massa com rolo de macarrão até ficar um círculo e colocar um pouco de recheio (carne ou frango).
Fechar em formato de triângulo (recheio de carne) ou retângulo (recheio de frango).
Colocar as "esfihas" em assadeira untada. Passar azeite encima de cada esfiha.
Assar em forno pré-aquecido até dourar.
BOM APETITE!!!

32 comentários:

  1. Bom dia amiga...Adoroooooooooooooo e as suas ficaram lindas... otima semana para vc e sua família

    ResponderExcluir
  2. só tenho uma duvida, se fermento fresco ou o granulado seco, as esfilhas são lindas.

    elisa, Recife-pe
    beijos e obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisa,
      Muito obrigada pela sua visita.
      Eu já usei os dois tipos de fermentos e ficaram bons. Mas, o resultado com o fermento fresco é melhor. Com o fermento fresco a massa fica mais levinha e úmida.
      Beijos,Irene

      Excluir
  3. Ficaram perfeitos e sem duvida bem saborosos, eu tambem sou como tu adoro os pratinhos e bolos Arabe.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Devem ser uma maravilha.
    Uma boa receita para variar, vou experimentar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. HUMMMMMMM...MINHA QUERIDA, ESFIHAS SÃO MESMO IRRESISTÍVEIS AS SUAS FICARAM LINDAS. EU TENHO AS FORMINHAS, NÃO CONSIGO FAZER ASSIM, RSRS.

    TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA!
    BEIJINHOS..♥

    ResponderExcluir
  6. da água na boca,ta linda as esfihas beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Irene querida!
    Que delicia de esfihas amiga,não sei qual é a mais gostosa ,de carne ou de frango...as duas pronto!!! rsrs
    Adoro! sua receita é ótima!
    Ótimo inicio de semana querida.
    bj bj
    Ivani

    ResponderExcluir
  8. Nossa, já vou salvar essa receita...meu marido amaaaaaaaa espiha =)
    rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Irene querida, com a fome que estou, essas esfihas quase me levaram a cometer a loucura de passar pela tela do pc. Menina do céu que lindas. Vou levar a receita. Adoramos esfiha, e nunca acerto uma massa boa. Vou levar a sua. Amei, Bjokas ótima semana

    ResponderExcluir
  10. Queridas amigas,
    Essa massa de esfiha realmente eu indico para quem quiser experimentar... Eu já experimentei várias outras, mas sempre volto nesta...
    Muito obrigada pelo carinho de vocês...
    Beijos, Irene

    ResponderExcluir
  11. Irene querida, obrigada pelas palvaras carinhosas la no meu blog, o aniversario do meu bloguito foi o mes passado, hoje é o meu aniversario, to ficando véia amiga, dobrando o cabo da Boa Esperança, batendo as botas, com o pé na cova kkkkkkkkkk Ai que deseperaaaaaaaa minha amiga, como é duro ficar véia. Muito obrigada querida, fico muito feliz por ter vc como amiga e seu blog tbém é uma delicia. Bjocas

    ResponderExcluir
  12. Irene minha linda, mas vc não precisava ir se desculpar amiga que isso!! Só as lindas palavras que me esceveu no seu primeiro comentario, e o prazer de ter sempre a sua visita em meu bloguito ja me faz feliz, obrigada novamente miga, de coração, Um gde beijo

    ResponderExcluir
  13. Irene,fiz as esfihas hoje e adorei, sabe ja tinha desistido de fazer esfihas nunca dava certo ... mas essa receita ficou maravilhosa estou tão feliz pois era um sonho saber fazer uma esfiha assim levinha gostosa...Muito obrigado
    Adoro o seu blog ...

    ResponderExcluir
  14. Gente que blog maravilhoso, adoro cozinhar e suas receitas são inspiradoras, parabens, vou segui-la como uma novela !!!! Bjs

    ResponderExcluir
  15. oi Irene quero te agradecer demais pela sua receita de esfihas maravilhosas!! a muito tempo que eu procurava uma receita assim tão macia e finalmente eu te encontrei...que Deus abençoe muito vc, bjss Adriana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Adriana,
      Eu que te agradeço pela sua visita e por ter deixado a sua opinião que é muito importante para mim.
      Grande beijo, Irene

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. está com um aspecto super delicioso!

    poderia me dizer qual seria o equivalente en fermento de saqquinho?

    muito obrigada!

    ResponderExcluir
  18. continuo aguardando a sua resposta.

    muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi,
      Desculpa não ter respondido antes... É que eu não estou acostumada a usar o fermento biológico em pó (saquinho) e acabei fazendo uma experiência para ver. Eu preparei essa mesma receita e usei 15g de fermento em pó no lugar dos 45g de fermento fresco. Deu certo, mas eu achei que a massa ficou mais seca...
      Espero ter ajudado...
      Grande beijo, Irene

      Excluir
  19. Olá gostaria de saber quantas esfihas fazemos com essa massa?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viviane,
      Muito obrigada pela sua visita. Essa massa rende aproximadamente 35 a 40 esfihas grandes.
      Beijos, Irene

      Excluir
  20. Fiz agora!! Ficou maravilhoso!! É uma massa super macia e leve. Adorei!!

    ResponderExcluir
  21. Fiz agora!!! Ficou maravilhoso!! A massa é macia e leve!! ADOREI!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rilanny,
      Fiquei feliz por ter gostado da receita!!! Obrigada pela sua visita e pelo comentário carinhoso.
      Beijos, Irene

      Excluir
  22. Olá! Sua receita é maravilhosa, sempre procurei uma massa assim levinha, a sua é perfeita!
    Já fazia o recheio como vc ensinou, com a carne crua.
    Porém, gostaria de saber se vc já fez com a carne refogada e o que achou.
    Particularmente prefiro com a carne crua, acho que fica mais saborosa. Mas qdo esfria fica um espaço entre a carne a massa, o recheio cozinha e diminui o volume.
    Já fiz a receita de sua massa podre também...Nunca mais fiz outra!!!!
    Parabéns pelo blog,
    Bjoss

    ResponderExcluir
  23. Olá! Sua receita é maravilhosa, sempre procurei uma massa assim levinha, a sua é perfeita!
    Já fazia o recheio como vc ensinou, com a carne crua.
    Porém, gostaria de saber se vc já fez com a carne refogada e o que achou.
    Particularmente prefiro com a carne crua, acho que fica mais saborosa. Mas qdo esfria fica um espaço entre a carne a massa, o recheio cozinha e diminui o volume.
    Já fiz a receita de sua massa podre também...Nunca mais fiz outra!!!!
    Parabéns pelo blog,
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Giovana,
      Muito obrigada pela visita e por ter deixado um comentário tão carinhoso!!!
      Eu já fiz com a carne refogada, mas o resultado não é o mesmo. A massa fica mais seca e eu prefiro com a carne crua.
      Grande beijo, Irene

      Excluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...