sábado, 18 de fevereiro de 2012

Cupcake de Limão Siciliano Com Farofa Doce

Meus Primeiros Cupcakes...
Queridos Visitantes,
Com o grande sucesso dos "Cupcakes" no Brasil, fiquei com muita vontade de experimentar alguma receita. Fui comprar um livro de receitas, um tabuleiro, algumas forminhas e embalagens de "Cupcakes"... Resolvi experimentar uma receita mais fácil para começar, mas que fosse sofisticada ao mesmo tempo... Então fiz alguns "Cupcakes de Limão Siciliano com Farofa Doce". Os meus primeiros "Cupcakes"... Hummm!!! Adorei!!! A massa ficou bem macia e super úmida... 

Quero agradecer a todos vocês que me visitam e me seguem neste meu humilde cantinho... Adoro receber a visita de vocês e os comentários carinhosos que me deixam... Muito obrigada mesmo!!!
Ofereço um "Cupcake" para cada um de vocês com todo o meu carinho, respeito e amizade.

Cupcake de Limão Siciliano com Farofa Doce (receita adaptada do livro "Cupcakes Larousse")
Ingredientes da Farofa Doce:
30 gramas de farinha de trigo (aproximadamente uma colher de sopa bem cheia)
30 gramas de açúcar (aproximadamente uma colher de sopa)
20 gramas de manteiga sem sal fria (aproximadamente um colher de sopa rasa)

Ingredientes da Massa:
120 gramas de farinha de trigo (aproximadamente uma xícara de chá)
1 colher (chá) de fermento em pó
uma pitada de sal
1 colher (café) de bicarbonato de sódio
1 ovo
70 gramas de manteiga sem sal derretida (aproximadamente três colheres de sopa de manteiga ainda sólida)
120 gramas de açúcar (aproximadamente 3/4 xícara de chá)
160 gramas de iogurte natural
raspas da casca de limão siciliano
suco de 1/2 limão siciliano

Modo de Preparar:
Primeiro colocar as forminhas de papel no tabuleiro.
Preparar a farofa misturando todos os ingredientes com as mãos até que estejam uniformemente integrados.
Aquecer o forno a 200 graus célsius.
Preparar a massa. Em uma tigela peneirar a farinha de trigo, o fermento, o sal e o bicarbonato. Reservar.
Em outra tigela, misturar o ovo com a manteiga derretida e bater com um batedor manual.
Acrescentar o açúcar e bater bem. Juntar o iogurte, as raspas de limão e o suco de limão.
Acrescentar, aos poucos, os ingredientes secos reservados e misturar bem.
Encher 3/4 das forminhas com a massa e complementar com a farofa doce.
Levar ao forno por aproximadamente 20 minutos ou até que a massa esteja assada. Retirar do tabuleiro e deixar esfriar. Servir.
Rendimento: 12 unidades

Eu dividi a massa nas doze forminhas, mas achei que poderia ter colocado mais massa em cada uma delas. Eu achei que elas cresceram bem, mas não o suficiente para ficarem bem rentes a forminha. Dessa forma, resolvi preencher esse espaço com uma cobertura de chocolate branco com limão siciliano.

Ingredientes para a Cobertura de Chocolate Branco com Limão Siciliano:
200 gramas de chocolate branco para cobertura
2 colheres (sopa) de creme de leite
2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
raspas de limão siciliano

Modo de Preparar:
Derreter o chocolate branco no microondas na potência mínima por aproximadamente 10 minutos.
Misturar bem o creme de leite e o limão siciliano. Deixar esfriar. Colocar na geladeira para endurecer um pouco. Reservar.

Modo de Montar:
Colocar a cobertura em um saco de confeitar e cobrir cada um dos "Cupcakes". Decorar os "Cupcakes" com raspas de limão siciliano.
DELICIOSO!!!

10 comentários:

  1. Oi, Irene,

    A descrição destes cupcakes "massa macia, super úmida", junto às palavras "limão siciliano" já me deixou com água na boca, rsrs. Devem ter ficado muito saborosos e a cobertura improvisada só melhorou tudo, rsrs.

    Beijoca e bom feriado

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, já devorei o meu! Nossa que delícia! Tudo bem no capricho, inclusive a decoração...beijkas

    ResponderExcluir
  3. Tão amorosos!!! Estão lindos, e já devorei o que me ofereceste, adorei, parabéns!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Irene minha flor, eu não poderia de vir aqui ver essa delicia, saí o dia inteiro miga, agora que vou visitar as amigas. Mas menina pra primeiro cupcake saiu-se majestosamente bem, ficaram lindos e de limão ainda hummm que delicia, claro que vou levar o meu e a receita. Adorei. Bjocas, agora vou lá ver aquele pão que bati o olho e já deu água na boca. Fui hehe

    ResponderExcluir
  5. Ficaram lindos e deliciosos de certeza.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Aprovado por todos em casa!

    Priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida,
      Muito obrigada pela visita e pelo comentário carinhoso...
      Fico muito feliz que todos tenham gostado...
      Grande beijo, Irene

      Excluir
  7. Uau, salivei ao ver esse cupcake, pois adoro pratos que levam limão siciliano!
    Essa cobertura eu comeria a colheradas - hummmm...
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  8. Irene
    Ficaram lindos! Quando vc colocar na forminha, encha 3/4 assim ficam mais rentes a borda.
    Outra dica, pra esfriar eh bom usar uma grade, pode ser uma do forno, retire antes de aquecer, ja deixe preparada em cima da pia ou mesa. O ar que passa entre o fundo da forminha evita que ela descolem e que o bolinho fique ressecado. O que nao eh o caso de todas as receitas ta, mas vale como dica.
    Beijos
    Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Paty,
      Adorei as suas dicas... Ganhei o dia com as suas preciosas instruções... Muito obrigada...
      Grande beijo, Irene

      Excluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...