terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Risoto de Alho Poró com Açafrão

Almoço de domingo (continuação)...
Olá Amiguinhos(as),
Esse risoto eu fiz no almoço de domingo junto com o peixe ao forno (postagem anterior). Eu fiz essa receita com o arroz carnaroli que é o meu preferido. Mas, pode ser feito também com o arroz arboréo. Hummm!!! O risoto ficou muito leve, cremoso e GOSTOSO!!! A minha família ADOROU!!!

Risoto de Alho Poró com Açafrão (a minha moda)
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola picada
1 xícara (chá) de arroz carnaroli (ou arroz arboréo)
1/4 cálice de vinho branco
500 ml de água fervente
1 envelope de caldo de legumes
1/2 colher (café) de açafrão em pó
1 alho poró cortado em rodelas
salsa picada a gosto
1 colher (sopa) de manteiga
50 gramas de queijo parmesão ralado

Modo de Preparar:
Ferver a água e dissolver o caldo de legumes. Reservar em fogo baixo.
Refogar a cebola no azeite rapidamente em uma frigideira grande. Acrescentar o arroz e o açafrão, misturar bem e tostar os grãos até que fiquem sequinhos e besuntados.
Regar com vinho branco, misturar e deixar o líquido secar completamente.
Acrescentar metade do caldo de legumes e, à medida que for secando, adicionar uma concha de caldo, sucessivamente, sem parar de mexer, até que o arroz fique "al dente". Acrescentar o alho poró e a salsa picada, e deixar mais um pouco para amolecer.
Finalizar com a manteiga e o parmesão ralado. Aguardar alguns minutos e servir.
Rendimento: aproximadamente 3 porções.

12 comentários:

  1. Oi, Irene,

    Delícia de risoto! Na casa dos meus pais se usava o açafrão da terra (cúrcuma) com frequência, para colorir o arroz, principalmente na galinhada, deu saudade, rsrs.

    Um beijo e bom dia, querida!

    ResponderExcluir
  2. Lindo risotto, e com poireaux deve ter ficado uma delicia!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amiga!
    Muito obrigada pela visita lá no meu tacho...amei seu cantinho tem receitas fantásticas. Um beijinho e resto de uma boa semana:))

    ResponderExcluir
  4. Irene querida, esse seu almoço de domingo foi bem ao meu gosto, um peixe saboroso com esse risoto, o que mais precisa? Adoro açafrão, deixa uma cor linda aos pratos. Adorei sua receita. Bjocas...ótima quarta

    ResponderExcluir
  5. Que cor incrível...acredita que eu tenho plantado em casa 3 pés de açafrão...mas não tenho o pó na cozinha...vergonha!
    Adoro alho poró...uma ótima dica de risoto!
    Bjs, uma ótima semana e boas energias!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga q delicia, adoro.... faça mesmo a geleia fica uma delicia e bem rapido de fazer..

    ResponderExcluir
  7. que lindo que ficou seu risoto,vou fazer no sabado beijos

    ResponderExcluir
  8. MINHA AMIGUINHA QUERIDA,
    ESTE RISOTO FICOU COM UMA COR LINDA E O ASPECTO DELICIOSO!

    BEIJINHOS, FICA COM DEUS!

    ResponderExcluir
  9. Uma verdadeira delicia que faço questão de levar comigo,

    sou apaixonada por risotos e esse ainda não tinha experimentado,

    obrigada, está divino!

    ResponderExcluir
  10. Não sei se o comentário anterior entrou, então repito: seu risoto ficou divino, e estou levando comigo a receita, faço questão de experimentar!

    ResponderExcluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...