quarta-feira, 7 de março de 2012

Bacalhau Negro Marinado em Missô

Um receita bem diferente... 
Olá Amiguinhos(as),
Eu achei essa receita na revista "Menu" do mês de fevereiro/2012 e resolvi experimentar por ser uma receita muito diferente. O bacalhau ficou bem molhadinho, levemente caramelizado e bem saboroso...  Da próxima vez eu só reduziria um pouco a quantidade de açúcar, pois achei muito doce para o meu paladar... Espero que gostem... Vale a pena experimentar...

Bacalhau Negro Marinado em Missô (extraída da revista "Menu")
Ingredientes:
300 gramas de missô claro
300 gramas de açúcar
75 ml de saquê
220 ml de saquê mirim
150 gramas de molho picante de alho (ver receita abaixo)
4 postas de bacalhau fresco e sem espinhas
azeite para untar

Molho Picante de Alho:
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes e picada em pedaços bem pequenos
1 dente de alho amassado
1 talo de capim-limão
2,5 cm de gengibre fresco, sem casca e picado
50 ml de vinagre branco
1 colher (chá) de amido de milho

Modo de Preparar o Molho Picante de Alho:
Fatiar finamente o talo de capim-limão e em seguida amassar com uma faca grande. Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até obter um molho. Transferir o molho para uma tigela e deixar na geladeira por pelo menos uma hora para que os sabores se misturem e se intensifiquem.

Modo de Preparar o Bacalhau:
Misturar o açúcar, o saquê, o saquê mirim e levar ao fogo alto para ferver. Assim que ferver, adicionar o missô e, com a ajuda de um batedor de arame, mexer bem até que todos os ingredientes estejam incorporados ao molho. Acrescentar o molho picante de alho, voltar a misturar bem com um batedor de arame e deixar esfriar. Reservar. Colocar as postas de bacalhau em um saco plástico (de congelamento) e espalhar o molho pelos pedaços do peixe. Fechar e deixar marinando dentro da geladeira por três dias.
Forrar um assadeira com alumínio e untar com azeite. Remover o bacalhau da marinada e colocar na assadeira. 
Assar as postas de bacalhau até ficar levemente caramelizado e um pouco dourado.

BOM APETITE!!!

19 comentários:

  1. A mulher foi feita da costela do homem,
    não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior,
    mas sim do lado para ser igual,
    debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada." (Maomé)
    E realmente isso que Deus fez e graças ao primeiro casal hoje todo ser
    humano da face da terra são descendentes de Adão e Eva .
    Um Feliz Dia Internacional Das Mulheres.
    Beijos no coração.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  2. que delicia hein amiga ohhh receita boa eu adoro receitas agridoces e as japonesas temd e montãso né ..sei que vc também adora né asmiga ....as costelas estavam divinas amiga boa noite e feliz dia da mulher bjãoooo

    ResponderExcluir
  3. Aqui adoramos bacalhau e este tem muito bom aspecto!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que rico pratinho amiga deve ter ficado muito saboroso!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Minha querida Irene,

    Que receita tão diferente essa!

    Fiquei curiosa com esse tempero...me pareceu bastante saboroso e bem original, não resta dúvida!

    Abraço pra você
    Felicidades pelo nosso dia!

    ResponderExcluir
  6. Irene, está de fazer crescer água na boca, já dava para o meu almoço.
    Feliz dia da Mulher.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Menina...tá chegando a época do bacalhau e a sua receita me deu água na boca! Eu adoro!
    Faço sempre aquele comum com batatas...mas adorei a sua dica com erva doce!
    parabéns...ficou super apetitoso!
    Beijos, uma ótima quinta-feira com boas energias e muita paz no coração!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  8. Bela sugestao, que bom deve ficar!

    bj
    http://ladyaofogao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. que lindo,e deve ter ficado delícioso Irene,feliz dia da mulher beijos

    ResponderExcluir
  10. Irene,
    Que delicia de refeição... Ficou com um aspeto super apetitoso esse bacalhau : )

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. MINHA DOCE E QUERIDA AMIGA,
    UMA ÓTIMA RECEITA PARA MUDAR UM POUCO AS TRADICIONAIS RECEITAS FEITA COM BACALHAU, FICOU COM UM ASPECTO DELICIOSO NÃO FICOU SECO, MUITO BOM!

    TENHA UM FELIZ DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES, SEJA FELIZ SEMPRE JUNTO A SUA FAMÍLIA!
    BJS DE ♥

    ResponderExcluir
  12. Bem diferente e realmente me parece bem gostoso.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Bem diferente Irene, eu amo bacalhau,e adoro sabores agridoces, e tendo bacalhau, com esses temperinhos acho que iria gostar muito, mas diminuiria um pouco a quantidade de açúcar como vc menciona. Ficou com uma cor lindissima. Bjocas.Feliz dia das Mulheres amiga

    ResponderExcluir
  14. Deve ficar muito suculento esse bacalhau :) Tania *

    ResponderExcluir
  15. adoro bacalhau esse ai esta 5* muito doradinho como eu gosto adorei a receita feliz dia para ti tb obrigada e tudo de bom bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi, Irene,

    Como é que eu quase perco esta receita?? rsrs. O bacalhau ficou com ótimo aspecto e os ingredientes me dizem que fica muito bom! Mas eu também diminuiria o açúcar pois achei demasiado! rsrs.
    Por falar nisso, não vou mais fazer a tal receita dos bombocados pois estou certa de que nunca ficarão bons, rsrs.

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  17. Ai, ainda não comprei o missô! tsc tsc...

    Beijos e bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karen,
      Hauhauhauhauhau!!!
      Beijos e bom final de semana para você também, Irene

      Excluir
  18. hummmmmmm amiga q delicia .. amo amo

    ResponderExcluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...