domingo, 4 de março de 2012

Pão Caseiro da Erika

Melhor Pão Caseiro...
Queridos(as) Amigos(as),
Eu já experimentei várias receitas de pães caseiros, mas essa na minha opinião é a melhor... Essa receita eu ganhei de uma amiga da época do colégio chamada Erika... O pão demora bastante para ficar pronto, mas eu acho que vale a pena... Ele fica crocante por fora, macio por dentro e não fica massudo. Hummm!!! Considero o melhor pão caseiro que comi até hoje...
Uma ótima semana para todos!!!

Pão Caseiro da Erika
Ingredientes da Fermentação:
2 copos (americanos) de água ou leite morno
2 tabletes de fermento de pão
300 gramas de farinha de trigo

Outros Ingredientes da Massa:
3 ovos
1 copo (americano) de óleo
1 colher (sopa) rasa de sal
3 colheres (sopa) rasas de açúcar
700 gramas de farinha de trigo (pode variar um pouco dependendo da farinha de trigo)

1 gema com azeite para pincelar
gergelim ou orégano para polvilhar (opcional - sugestão para diferenciar sabores)

Recheios:
400 gramas de queijo muçarela fatiada
400 gramas de frios fatiados (eu usei presunto, lombo canadense e linguiça calabresa)

Modo de Preparar a Fermentação:
Dissolver o fermento no leite ou água morna em uma tigela. Acrescentar a farinha de trigo, misturar bem e deixar descansar até forma bolhas (aproximadamente uma hora).
Modo de Preparar a Massa:
Pegar a fermentação em forma de bolhas, acrescentar os ovos, o óleo, o sal e o açúcar, e misturar bem. Acrescentar a farinha aos poucos até o ponto de não grudar nas mãos. Mas, cuidado para não deixar a massa muito seca. Sovar bem e levar para descansar coberto de um pano de prato por cinco horas (isso mesmo cinco horas).

Modo de Montar:
Pegar a massa que descansou por cinco horas e dividir em trinta bolinhas aproximadamente. Se quiser pode fazer pães de tamanhos maiores dividindo a massa em menos partes. Abrir cada bolinha de massa na mesa enfarinhada e rechear com uma fatia de queijo muçarela e uma fatia de presunto (ou uma fatia de lombo canadense ou algumas rodelas de linguiça calabresa ou outros). Enrolar e formar os pãezinhos. Colocar os pãezinhos em assadeira untada com óleo e polvilhada de farinha de trigo.
Esquentar o forno por uns cinco minutos e desligar. Colocar os pães no forno e deixar até crescer um pouco (aproximadamente vinte minutos). Pincelar com gema misturada com azeite. Se quiser, polvilhar com gergelim ou orégano.
Ligar o forno novamente e assar até dourar.
Rendimento: aproximadamente 30 pãezinhos
MARAVILHOSOS!!!

24 comentários:

  1. Olá...menina que pão maravilhoso e cheio de crocância e recheio...adorei e vou copiar, pois a receita é meio diferente!
    E que maravilha a loja de cupcakes em SP!
    Adorei a matéria e as fotos...super inspiração pra gente que gosta de fazer essas coisas...
    Beijos e uma ótima semana cheia de energias positivas!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  2. oie amiga querida ...adorei esse seu pão vou levar e testar a receita divinos né e rendem bem tambpem né ....amei eu hoje tenho bolo de fubá com gotas de chocolate
    bjão

    ResponderExcluir
  3. Irene minha flor,até de domingo vc me tortura né kkkkk
    Que lindos paãezinhos ficaram lindos, e gosto tbém de pães macios e que não ficam maçudos, ficam bem levinhos,adorei a receita, vou levar... Bjocas ótima semana

    ResponderExcluir
  4. Adorei esta receita e vou levar para fazer.

    ResponderExcluir
  5. Lindos estes pães e com este receio ficaram lindos e muito fofinhos, uma verdadeira delicia!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Mas este pãozinho deve ser maravilhoso amiga....que delciia mesmo...adorei....bjokitas

    ResponderExcluir
  7. Que bom aspecto, adorei querida! :)

    Beijinhos MissB
    http://arcoirisnacozinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. que pão lindo Irene e deve ter ficado divino beijos

    ResponderExcluir
  9. que lindo Irene e deve ter ficado divino beijos

    ResponderExcluir
  10. BOM DIA MINHA AMIGA QUERIDA!
    ESTA EU NÃO VOU PERDER, AMO PÃO ASSIM CROCANTE POR FORA E MACIO POR DENTRO, FICARAM LINDOS E TEM GOSTINHO DE QUERO MAIS!

    TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA!
    BJS..♥

    ResponderExcluir
  11. Ah Irene, receita anotadíssima... Que maravilha de pães crocantes e fofinhos por dentro... delícia!beijkas

    ResponderExcluir
  12. Amo pão, ficaram perfeitos, os pães preparados dessa forma ficam realmente bem gostosos.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Irene, estão lindos, já levo a receita.
    Boa semana
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Hum que carinha de gostoso... Olha acabei de nascer:
    http://sodistracao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá, querida Irene,

    Ah, estes pãezinhos ficaram super tentadores! Eu fiz uma massa de pão hoje, que está 'crescendo' no momento, se tivesse visto esta receita antes, teria tentado ela! rsrs.

    Um beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  16. Oi querida,eu adoro fazer e comer pão! rs
    Esses ficaram lindos demais e com aparência bem crocante mesmo, ainda assim recheadinhos, não dá pra resistir!
    Receita ótima amiga.
    Uma linda semana pra você!
    bjs

    ResponderExcluir
  17. adorei este pao parece ser muito gostoso,vou fazer,Marli 30 de outubro de 20012 20:03

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marli,
      Obrigada pela sua visita e pelo comentário.
      Depois me conta se deu tudo certo e se gostou...
      Beijos, Irene

      Excluir
  18. Fiz e ficaram horríveis e com gosto de azedo, acho que foi devido ao excesso de fermentação que a receita pede. Já fiz receias bem mais práticas e gostosas.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karlinha,
      Poxa, fiquei muito triste pela receita não ter dado certo. Não sei exatamente o que pode ter acontecido, pois eu faço essa receita há anos e nunca aconteceu isso. A massa fica super leve, principalmente devido a fermentação.
      De qualquer forma muito obrigada pelo seu comentário. Pois, somente assim podemos melhorar. Eu vou analisar a receita e tentar descobrir o que pode ter acontecido.
      Muito obrigada e beijos, Irene

      Excluir
  19. que delicia, você é muito prendada!!!

    ResponderExcluir
  20. Oie flor!!!
    Amei seu blog e suas receitas mais ainda!!!!
    Hoje olhando as receitas ja fiquei inspirada, vou fazer o Pão Caseiro da Erika.
    Parabens pelo talento!!! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  21. Oie Flor!!!
    Amei seu blog e suas receitas mais ainda.
    Fiquei inspirada ao ve-las que decidi fazer hoje o Pao Caseiro da Erika e a Torta de Frango com Requeijao- massa podre.
    Parabéns!!!!
    Deus abençoe seu dia!!!!

    ResponderExcluir
  22. Eu fiz e adorei mas confesso que não consegui esperar tanto tempo para a fermentação, mas ficaram ótimos!!! depois vou testar com essa fermentação demorada prá ver como fica! já está no blog com os devidos créditos, obrigada
    Maura

    ResponderExcluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...