segunda-feira, 19 de março de 2012

Speculaas

Que tal umas bolachinhas holandesas com uma xícara de chá???
Olá Amiguinhos(as),
Hoje eu tenho uma receita tradicional da gastronomia Holandesa... Eu recebi essa receita por e-mail de uma grande amiga que trabalha comigo... Querida Viviane, muito obrigada pelo envio da receita e pelas explicações sobre as bolachas "Speculaas".
Conforme a minha amiga Viviane, a palavra "Speculaas" é uma corruptela do latim "speculum " que significa espelho. A massa, tipo "pain d'épices", é prensada em formas esculpidas em madeira que hoje em dia são muito procuradas como antiguidades para decoração de mural. Desenformada, a massa traz a imagem invertida ou espelhada do molde e daí surgiu o nome. Durante a festa de "Sinterklaas" e por todo o tempo do Natal, os "speculaas" tradicionais são moldados sob a forma de homem ou mulher, com cerca de dois palmos de comprimento, ou mais, chamados "namorados". Atualmente é usual cortar e manipular a massa dos "speculaas" como de fosse uma simples bolachinha cortada com cálice, moldes próprios, ou simplesmente com a faca. Espero que gostem.


Eu vou levar essas bolachinhas abaixo para minha amiga Viviane em agradecimento...
Speculaas (receita da minha amiga Viviane)
150 gramas de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de leite ou mais para amaciar
300 gramas de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de canela em pó
1 1/2 colher (sopa) rasa de noz moscada e gengibre ralados e cravo em pó misturados
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) rasa de amêndoas picadas
150 gramas de manteiga sem sal 

laminas de amêndoas (para decorar)

Modo de Preparar:

Dissolver o açúcar no leite, adicionar a farinha de trigo, amêndoas picadas, especiarias, sal e fermento em pó. Picar por cima a manteiga gelada. Trabalhar a massa até ficar macia e maleável, sem grudar. Colocar a massa para gelar a fim de facilitar a manipulação.

Fazer bolachinhas e decorar com laminas de amêndoas. Colocar em assadeira (não é necessário untar) e levar para assar até dourar.
Cuidado!!! Elas douram muito rápido (aproximadamente 10 minutos).
DELICIOSAS!!!

15 comentários:

  1. Que delicia adorei a receita.
    Apesar de achar que açucar mascavo dá um gosto forte
    Adorei a receita
    Boa semana
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  2. Eu vou levar a receita destas bolachinhas que têm um ar deliciosamente bom!!!

    PS: O fermento é o mesmo destas bolachas :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que fofura, Irene!
    Adorei a receita e o formato dos seus biscoitinhos,
    uma ótima pedida a qualquer hora do dia!
    Vou levando comigo... grande beijo querida.

    ResponderExcluir
  4. Que gentilesa amiga, não sabia que esse saquinho era para mim, agradeço, estas bolachinhas estam um miminho!

    beijinhos grandes

    ResponderExcluir
  5. Irene, adorei suas bolachinhas, vou levar a receita.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Irene, querida, bom dia!

    Realmente estas bolachinhas são tudo de bom!
    Eu publiquei uma receita delas lá no blog e outro
    dia achei outra, numa velha revista, e estive a ponto
    de fazê-la também, pois era receita de família, rsrs.
    As suas ficaram lindas e super apetitosas!

    Beijoca.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia quelida, obrigada pela visita
    Boa terça
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  8. Irene!!!
    Adorei as "Speculaas"! Estão deliciosas!
    É a verdadeira e autêntica bolacha holandesa!
    Parabéns pelo capricho, como sempre né?
    Beijinhos
    Vivi

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia estas bolachinhas, mas imagino que sejam deliciosas.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Que delícia de bolachinhas,Irene fiquei babando com as fotos do Curso de Confeitaria beijos

    ResponderExcluir
  11. EU ACEITO SIM, ESTE CHÁ E ESTAS BOLACHINHAS ESTÃO UMA DELÍCIA, CHIC DEMAIS!
    GOSTEI MUITO DA RECEITA, ASSIM VOU ENGORDAR SÓ DE EXPERIMENTAR AS SUAS RECEITAS, RSRS.
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  12. Eu trocava a lamina de amêndoa por um pouco de chocolate hehe :) Ficaram perfeitas!

    ResponderExcluir
  13. Que gostoso além de aprender mais sobre a culinária holandesa, essas bolachinhas estão com um aspecto muito gostoso, e com ingredientes fáceis de encontrar. Ficaram perfeitinhas. Adorei sua bolachitas. Bjocas

    ResponderExcluir
  14. Corri pra ver o que seriam speculaas... Adorei! Bem diferente... fiquei curiosíssima pra experimentar o sabor...beijão

    ResponderExcluir
  15. Mas que completo ... gostei hein!


    Bjs,

    Elaine
    http://useihoje.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...