Olá Amiguinhos(as),
Hoje eu tenho uma receita tradicional da gastronomia Holandesa... Eu recebi essa receita por e-mail de uma grande amiga que trabalha comigo... Querida Viviane, muito obrigada pelo envio da receita e pelas explicações sobre as bolachas "Speculaas".
Conforme a minha amiga Viviane, a palavra "Speculaas" é uma corruptela do latim "speculum " que significa espelho. A massa, tipo "pain d'épices", é prensada em formas esculpidas em madeira que hoje em dia são muito procuradas como antiguidades para decoração de mural. Desenformada, a massa traz a imagem invertida ou espelhada do molde e daí surgiu o nome. Durante a festa de "Sinterklaas" e por todo o tempo do Natal, os "speculaas" tradicionais são moldados sob a forma de homem ou mulher, com cerca de dois palmos de comprimento, ou mais, chamados "namorados". Atualmente é usual cortar e manipular a massa dos "speculaas" como de fosse uma simples bolachinha cortada com cálice, moldes próprios, ou simplesmente com a faca. Espero que gostem.
Eu vou levar essas bolachinhas abaixo para minha amiga Viviane em agradecimento...
Speculaas (receita da minha amiga Viviane)Eu vou levar essas bolachinhas abaixo para minha amiga Viviane em agradecimento...
150 gramas de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de leite ou mais para amaciar
300 gramas de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de canela em pó
1 1/2 colher (sopa) rasa de noz moscada e gengibre ralados e cravo em pó misturados
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) rasa de amêndoas picadas
150 gramas de manteiga sem sal
laminas de amêndoas (para decorar)
Modo de Preparar:
Dissolver o açúcar no leite, adicionar a farinha de trigo, amêndoas picadas, especiarias, sal e fermento em pó. Picar por cima a manteiga gelada. Trabalhar a massa até ficar macia e maleável, sem grudar. Colocar a massa para gelar a fim de facilitar a manipulação.
Fazer bolachinhas e decorar com laminas de amêndoas. Colocar em assadeira (não é necessário untar) e levar para assar até dourar.
Cuidado!!! Elas douram muito rápido (aproximadamente 10 minutos).
Cuidado!!! Elas douram muito rápido (aproximadamente 10 minutos).
DELICIOSAS!!!



Que delicia adorei a receita.
ResponderExcluirApesar de achar que açucar mascavo dá um gosto forte
Adorei a receita
Boa semana
Beijos coloridos!
Eu vou levar a receita destas bolachinhas que têm um ar deliciosamente bom!!!
ResponderExcluirPS: O fermento é o mesmo destas bolachas :)
Bjs
Que fofura, Irene!
ResponderExcluirAdorei a receita e o formato dos seus biscoitinhos,
uma ótima pedida a qualquer hora do dia!
Vou levando comigo... grande beijo querida.
Que gentilesa amiga, não sabia que esse saquinho era para mim, agradeço, estas bolachinhas estam um miminho!
ResponderExcluirbeijinhos grandes
Irene, adorei suas bolachinhas, vou levar a receita.
ResponderExcluirBeijinhos
Irene, querida, bom dia!
ResponderExcluirRealmente estas bolachinhas são tudo de bom!
Eu publiquei uma receita delas lá no blog e outro
dia achei outra, numa velha revista, e estive a ponto
de fazê-la também, pois era receita de família, rsrs.
As suas ficaram lindas e super apetitosas!
Beijoca.
Bom dia quelida, obrigada pela visita
ResponderExcluirBoa terça
Beijos coloridos!
Irene!!!
ResponderExcluirAdorei as "Speculaas"! Estão deliciosas!
É a verdadeira e autêntica bolacha holandesa!
Parabéns pelo capricho, como sempre né?
Beijinhos
Vivi
Não conhecia estas bolachinhas, mas imagino que sejam deliciosas.
ResponderExcluirbjs
Que delícia de bolachinhas,Irene fiquei babando com as fotos do Curso de Confeitaria beijos
ResponderExcluirEU ACEITO SIM, ESTE CHÁ E ESTAS BOLACHINHAS ESTÃO UMA DELÍCIA, CHIC DEMAIS!
ResponderExcluirGOSTEI MUITO DA RECEITA, ASSIM VOU ENGORDAR SÓ DE EXPERIMENTAR AS SUAS RECEITAS, RSRS.
BJS ♥
Eu trocava a lamina de amêndoa por um pouco de chocolate hehe :) Ficaram perfeitas!
ResponderExcluirQue gostoso além de aprender mais sobre a culinária holandesa, essas bolachinhas estão com um aspecto muito gostoso, e com ingredientes fáceis de encontrar. Ficaram perfeitinhas. Adorei sua bolachitas. Bjocas
ResponderExcluirCorri pra ver o que seriam speculaas... Adorei! Bem diferente... fiquei curiosíssima pra experimentar o sabor...beijão
ResponderExcluirMas que completo ... gostei hein!
ResponderExcluirBjs,
Elaine
http://useihoje.blogspot.com.br