sábado, 21 de abril de 2012

Gengis Khan

O que é "Gengis Khan"???
Queridos(as) Amigos(a),
"Gengis Khan" (pronuncia-se "Jingisukan") é uma grelha utilizada para fazer um churrasco da culinária japonesa que deu origem ao nome do prato. Esse churrasco japonês foi inventado em "Hokkaido" na região norte do Japão e difundido no sul do Brasil, principalmente nos estados do Paraná e Santa Catarina.
Eu aprendi a fazer "Gengis Khan" com uma pessoa muito especial que considero como uma segunda mãe. Dona Cida, muito obrigada por tudo e inclusive por essa receita DELICIOSA!!! 
Como eu não tenho uma grelha "Gengis Khan" acabei fazendo em uma grelha elétrica. 
Grelhados com Molho Gengis Khan (receita da Dona Cida)
Ingredientes do Molho:
1 copo (americano) de molho de soja (shoyu)
1/2 copo (americano) de saquê
1 maçã sem casca e sem sementes
1 cebola média
4 dentes de alho
1 pedaço de gengibre
1 pitada de aji no moto
1 pitada de pimenta do reino

Ingredientes para Grelhar:
Filés de carne bovina (contra-filé, alcatra, picanha)
Fatias finas de bacon
Vários legumes crús a gosto cortados em fatias ou buquês (eu usei brócolis, couve-flor, cenoura,  berinjela, pimentão vermelho, abobrinha e vagem)
Azeite ou manteiga para untar

Modo de Preparar o Molho:
Bater bem todos os ingredientes no liquidificador até a mistura ficar homogênea.

Modo de Servir:
Untar a grelha com azeite ou manteiga e deixar esquentar. Grelhar as fatias de bacon, os filés e os legumes. Servir molhando cada pedaço de filé ou legume no molho com uma tigela de arroz branco japonês.
Hummm!!! DELICIOSO!!!

11 comentários:

  1. Que delícia Irene ,eu gosto muito da comida japonesa beijos

    ResponderExcluir
  2. QUE CHIC AMIGA, ESTOU PRECISANDO DE UMA GRELHA DESSA, RSRS.
    VOCÊ SEMPRE NOS SURPREENDE COM SEUS PRATOS MARAVILHOSOS, AMEI AS DICAS!

    TEM PROMOÇÃO NO MEU BLOG PARTICIPE!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  3. huuuuuuuum. adorei
    esse molho deve ser espetacular.
    adorei.
    bj
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. ui ui se o meu filho apanha-se aqui esse pratinho ele chamava-lhe um figo pois ele é fan desses pratinhos o teu ficou muito bom beijinhos etudo de bom bom domingo

    ResponderExcluir
  5. Oi Irene! Olha, se eu não tivesse lido seu post e fosse responder de primeira, dirita que Gengis Khan era aquela banda dos anos 80 com 2 homens e 2 mulheres que cantavam e dançavam de forma bem performática. Música mais famosa entre as crianças: "Comer, comeeer, comer, comeeer é o melhor para poder crescer!" rs rs rs Aliás, escrevendo isso lembrei do Nahin, do Trio Los Angeles, e por aí vai... rs rs rs Achei o prato apetitoso! É o tipo de culinária que mais aprecio: legumes com carne. Lembrou bastante o sukiyaki - que adoro! Restou uma dúvida: o Gengis Khan é a grelha e o nome do molho também? Beijos e bom restinho de domingo! Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Paulinha,
      Muito obrigada pela visita e pelo comentário carinhoso...
      Eu acho que lembro dessa banda também (risos)...
      O Gengis Khan é o nome da grelha e o nome do churrasco japonês...
      Grande beijo e uma ótima semana, Irene

      Excluir
  6. Nesse friozinho,um arroz quentinho e gengis khan ... uau perfeito! Aliás, adorei a sua grelha...bjs.

    ResponderExcluir
  7. Comi gengis khan a muito tempo atrás e esta receita me fez relembrar o quanto é bom...fiquei com água na boca!
    Aliás, adorei a sua grelha elétrica..
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beto,
      Eu também conheço esse prato há muito tempo... Eu lembrei folheando o meu antigo caderninho...
      Deu saudade e fiz... Hummm!!! Tão bom, né?
      Beijos e uma ótima semana, Irene

      Excluir
  8. Irene minha flor, pensei a mesma coisa que a Paulinha ai acima, kkkkk mas agora entendi. Adoro legumes assim grelhados com carne, e esse molho deve ser muito saboroso. Muito bom amiga, deu água na boca. Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi gente!
    Sou descendente de japonês e esse prato não é da culinária japonesa...rs
    É mongoliano, ao que me consta... hehehhehe
    Minha sogra costuma faze-lo, ela também japonesa, e sempre foi-me dito que é mongol.

    beijos!!!!

    ResponderExcluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...