sábado, 28 de abril de 2012

Yaki Manju

O que é "Yaki Manju"??? E último dia para inscrição do sorteio de comemoração dos 100 seguidores do blog...
Queridos(as) Amigos(as),
"Yaki Manju" é um doce tradicional da culinária japonesa que é um bolinho assado recheado com "Anko" (doce de feijão azuki). Algumas pessoas preferem não experimentar, pois não estão acostumadas a comer feijão com açúcar... Não sabem o que estão perdendo (risos)... É uma DELÍCIA!!! Ainda mais se for caseiro... Hummm!!!! Eu ADORO!!! 
Eu não fiz o "Anko", pois eu ganhei o doce de feijão azuki pronto do meu amigo Roberto. Mas, eu publiquei a receita da minha mãe. Roberto, muito obrigada pelo "Anko".  Eu quase acabei com o "Anko" antes de preparar o "Yaki Manju" (risos). Hummm!!! DELICIOSO!!!
Yaki Manju (receita da minha mãe)
Ingredientes para Massa:
1 copo (americano) de açúcar
2 ovos inteiros
2 copos (americanos) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de fermento em pó

Ingredientes para Recheio (Anko):
500 gramas de feijão azuki
1 e 1/2 copo (americano) de açúcar
1 pitada de sal

Modo de Preparar o Recheio:
Preparar primeiro o recheio: cozinhar o feijão azuki na panela de pressão com água até amolecer. Bater o feijão cozido com um pouco de água do cozimento no liquidificador. Passar por um pano fino limpo (tipo pano gaze de fralda de bebê) para retirar todo o líquido. Colocar todo o feijão que ficou retido no pano na panela, acrescentar o açúcar e cozinhar em fogo baixo até secar bem. Deixar esfriar e reservar.

Modo de Preparar a Massa:
Colocar todos os ingredientes em uma tigela e misturar bem. Se a massa ficar muito mole, acrescentar um pouco mais de farinha de trigo. Mas, cuidado para não acrescentar demais, pois quanto mais farinha de trigo menos delicada fica a massa.

Modo de Montar:
Untar uma assadeira com manteiga e polvilhar com farinha de trigo. Pegar o recheio (Anko) e fazer bolinhas pequenas do tamanho de um brigadeiro.
Pegar porções pequenas de massa, rechear com "Anko" e colocar na assadeira. Repetir esse processo até acabar a massa.
Achatar um pouco os doces com um garfo, pincelar gema e assar até dourar.
Hummm!!! DELICIOSOS!!!

Último dia para inscrição do sorteio de comemoração 100 seguidores do blog...
Amigos(as), corram que ainda dá tempo para fazer a inscrição do sorteio de comemoração 100 seguidores do blog... As inscrições encerram hoje à meia-noite e amanhã estarei divulgando o ganhador...
Para se inscrever clique aqui.
BOA SORTE!!!

11 comentários:

  1. Irene, querida,

    Houve tempo em que eu comprava bandejinhas de yaki-manju toda semana. Os bolinhos eram lindos e muitos saborosos. É claro que vou levar a sua receita pois os seus devem ser muito melhores! rsrs.

    Um beijo, boa noite e bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro yaki manju, mas nunca fiz rs, também nunca fiz anko, quer dizer, quando era criança ajudava minha mãe, misturando o anko e morrendo de medo de espirrar em mim rss.
    Muito legal o blog!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. A carinho dele está ótima, se vc não falar do feijão todo mundo vai querer provar..kkkkk è um preconceito mesmo
    Adorei a receita
    Bom final de semana e feriadão
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  4. Que delícia Irene,eu já comi doce de feijão e gostei muito beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Irene,
    que lindo seu blog!
    Vou levar o link para o blogroll do meu PublicarParaPartilhar.

    Adoro pãozinho japonês com recheio de anko. Veja aqui os que confeccionei com morango por dentro: Anpan Bread

    O Anko fica uma delicia! Nesse link tem mais 2 sugestões para utilizar o anko.

    Quanto ao bookcrossing já lhe respondi lá nos comentários. Por acaso você publicou o bolinho de maçã-aveia que enviou para mim na troca de receitas?
    Bom, de qualquer forma, já tenho a receitinha no email.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  6. Minha amiga,

    Não conheço quase nada da cozinha japonesa, uma pena!

    mas vendo seus lindos bolinhos fiquei curiosa, pois devem mesmo ser uma delícia!

    ResponderExcluir
  7. humm deve ser mesmo uma delicia pois eles estao tao bonitoa cunca comi mas se eles estivesem aqui a minha frente hummm nao sei nao bontios bravo bjs bom dom

    ResponderExcluir
  8. Irene querida... este post não poderia vir em melhor altura rsrsr
    Ainda esta semana estive a comentar com a minha filha, que adora o Japão, sobre a origem deste bolinho ... acontece que depois de pesquisar algumas receitas fiquei na dúvida se faria ou não pois não estava muito confiante quanto à sua proveniência... rsrsr
    Está a ver a coincidência rsrsr
    Com esta sua receita não tenho mais duvidas ... vou fazer sim eheh
    Me aguarde :)

    Bjokas e obrigada por partilhar :)

    ResponderExcluir
  9. Tem um belíssimo aspecto. Deve ser muito saboroso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. IRENE MINHA QUERIDA,
    ESSE BLOG ALÉM DE DELICIOSO, ESTÁ SEMPRE NOS PRESENTEANDO
    COM RECEITAS E DICAS MARAVILHOSAS, ESSA É NOVIDADE PARA MIM.
    FICARAM LINDOS E TEM GOSTINHO DE QUERO MAIS!

    OBRIGADA POR SEU CARINHO E AMIZADE, VC MORA NO MEU ♥!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  11. Oi! Seu manju ficou maravilhoso! Tive o privilégio de experimentar a aprovar. Parabéns!

    ResponderExcluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...