domingo, 6 de maio de 2012

Empanadas Argentinas

Empanadas e Brincadeira entre Blogs...
Queridos(as) Amigos(as),
O meu filho me pediu para fazer "Empanadas Argentinas", pois ele comeu há um tempo atrás e adorou... Aí eu lembrei que a minha querida amiga Renata publicou uma receita de "Empanadas" no seu blog "Eternos Prazeres". O blog "Eternos Prazeres" é um cantinho MARAVILHOSO recheado de novidades, dicas e receitas ESPECIAIS. Querida Renata, muito obrigada por compartilhar tantas coisas MARAVILHOSAS, inclusive essa receita DELICIOSA!!! Espero que gostem... Eu AMEI!!!
Uma Ótima Semana para Todos!!!

Empanadas Argentinas (receita adaptada daqui)
Ingredientes da Massa:
500 gramas de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de sal
100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
200 ml de água morna (pode variar dependendo da farinha de trigo)
1 gema com um pouco de azeite (para pincelar)

Ingredientes do Recheio (adaptei porque estava sem alguns ingredientes):
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
500 gramas de carne moída
1 cebola cortada em cubinhos
1/2 colher (sobremesa) de sal
1 colher (sopa) de molho inglês
1 colher (café) de páprica picante
1 colher (café) de pimenta-do-reino
salsa picada a gosto
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de água
200 gramas de muçarela ralada

Modo de Preparar o Recheio:
Preparar o recheio primeiro para deixar esfriar.
Refogar a carne moída no azeite até quase secar. Adicionar a cebola e refogar mais um pouco. Temperar com sal, molho inglês, páprica picante e pimenta do reino. 
Dissolver a farinha de trigo na água e acrescentar ao refogado de carne moída. Deixar no fogo até a mistura engrossar um pouco. Acrescentar a salsa picada e desligar o fogo. Deixar esfriar e reservar.

Modo de Preparar a Massa:
Misturar a farinha de trigo e o sal e despejar numa superfície lisa. Abrir um buraco no meio e colocar a manteiga. Misturar bem e acrescentar a água morna, aos poucos, até obter uma massa flexível (cerca de 200 ml, o suficiente para dar liga na massa). Trabalhar bem a massa. Abrir a massa com um rolo de macarrão, até conseguir uma espessura de 2 mm. Com a ajuda de um cortador ou um recipiente circular, cortar círculos de aproximadamente 10 cm cada um. 
Rechear cada círculo com um pouco do refogado de carne moída e um pouco de muçarela ralada. Com a ajuda dos dedos, fazer voltinhas na borda, como se fosse uma bainha (se achar muito trabalhoso, faça pressão com um garfo em toda a extensão). 
Colocar as empanadas na assadeira untada com óleo e polvilhada com farinha de trigo. Pincelar com gema misturada com azeite. Assar em forno médio (200ºC), preaquecido até dourar.
BOM APETITE!!!
Brincadeira entre Blogs...
Eu fui convidada a participar dessa "Brincadeira entre Blogs" pela querida amiga Lu do blog "A Cozinha da Lu". Querida Lu, muito obrigada pela indicação e pelo carinho. Quero que saiba que ADORO o seu cantinho DELICIOSO!!!
Regrinhas:
1. Criar um post e responder às questões de quem te convidou a participar da brincadeira.
2. Criar 11 perguntinhas diferentes para passar adiante.
3. Escolher 11 blogs para convidar a continuar a brincadeira e colocar o link do blog no post.
4. Ir para página dos blogs selecionados e dizer-lhes que foram convidadas(os). 


1. Qual seriam suas férias dos sonhos? Eu adoraria conhecer as Ilhas Gregas.
2. Gosta de cozinhar? Eu sou apaixonada pela cozinha e tudo que estiver relacionada com gastronomia.
3. Prefere doce ou salgado? Eu prefiro preparar doces, mas prefiro comer salgados.
4. Tem algum animal de estimação? Sim, adoro cães.
5. O que você não gosta, mas as vezes precisa fazer? Acordar cedo. Eu sou meio dorminhoca.
6. Qual é o seu maior medo? Ficar doente e depender de alguém.
7. Uma superstição que tenha: Comer lentilha na virada do ano para dar sorte.
8. Qual foi a comida mais deliciosa que você já provou em toda sua vida? Que difícil... Eu amo canjica...
9. O que tira você do sério? Injustiça.
10. Um feito de que se orgulha: Meu filho.
11.  O que mais gosta na blogosfera? Fazer muitos amigos.

Quanto aos itens seguintes gostaria de deixar a brincadeira à vontade dos blogs amigos que se interessarem e quiserem participar da brincadeira... 
UMA ÓTIMA SEMANA PARA TODOS!!!

19 comentários:

  1. Minha querida Irene,

    Não sabe como me sinto feliz com a sua homenagem, momentos assim é que nos dizem o quanto é importante fazer um blog, afinal a amizade é que nos sustenta, e receber um carinho assim é mesmo um EternoPrazer!

    Que bom que gostou das empanadas, que por sinal ficaram lindíssimas, receba o meu abraço e os parabéns pelo seu capricho,

    Renata

    ResponderExcluir
  2. Irene adorei a receita da Empanada,já anotei beijos

    ResponderExcluir
  3. primeiramente. Adorei a receita, empadas argentinas achei o maximo.Me parece delicioso
    Adorei que vc participou da brincadeira, mto obrigada!
    adorei saber um pouco de vc.
    Eu adoro caes tb, tenho 3 aqui em casa. hehe meus amores.
    bejo
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Minha filha disse que comeu muito na Argentina.
    Eu nã conheço mas tudo assado eu adoro
    Legal sua TAG tenho uma tb na minha pg
    Boa semana amiga quelida
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  5. Que ricas lucen estupendas...excelente trabajo ,son muy parecidas a las empanadas chilenas acá no se le agrega queso ,abrazos y abrazos.

    ResponderExcluir
  6. Ai que delicia ficaram sua empanadas Irene, vou experimentar essa massa, parece tão macia!! Seu filho sabe realmente o que é bom. Ficaram lindas e adorei a dica das bainhas para fechar a massa, ficam bem fechadinhas. Adorei saber mais um pouco de vc, temos algumas coisas em comum, é uma delicia conhecermos um pouquinho mais a quem ja admiramos. Beijinhos ótima semana

    ResponderExcluir
  7. Que bonitas amiga, ficaram perfeitas...bjokitas

    ResponderExcluir
  8. Adorava algumas agora para o lanche!

    ResponderExcluir
  9. Já comi empanadas ... feitas por um chileno!!!
    Muito bom, deu vontade agora.


    Bjs ...
    Belíssima semana!

    Elaine

    http://useihoje.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Amiga, temos algum em comum adoro canjica tbm.
    Estas empanadas ficaram perfeitas, o recheio está
    de dar água na boca, que delícia!
    É bom agradar os filhos, fico tão feliz quando
    o meu filho me pede pra fazer uma receita p/ ele, rsrs.
    Vou aguardar a novidade, vc é muito querida!

    Tenha uma semana abençoada!
    bjs ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irene,
      Adoro empanadas e essas fotos atiçaram minha vontade.
      Bj e boa semana,
      Lylia

      Excluir
  11. Bom dia, Irene! Vim correndo conferir suas empanadas, adoro mas ainda não acertei uma boa receita! Vou experimentar esta versão da Renata que não tinha visto! Como disse a Josy, parecem muito macias além de terem ficado perfeitas com esse fechamento torcido. Eu não consigo acertar! rss
    Adorei saber mais um pouco de vc! Tbm adoro canjica! Fiz sábado e me acabei de comer com crocante de amendoim! rsss
    Bjss e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  12. Olá...bom dia! Menina...adorei! E já fui várias vezes no Eterno Prazeres...só coisa boa por lá! Vou fazer!
    E hoje tem canjica aqui em casa...aceita! Eu tb adoro!
    Obrigada pelo carinho com meu filhote "lem casa"!
    Bjs e que sua semana comece em paz e bem produtiva!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  13. Estão de dar água na boca estas empanadas! E se veio do blog da Renata, só pode ser coisa boa :) Estou levando a receita!
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Irene, que delícia as tuas empanas, e há tanto tempo não como, minha mãe e eu fazíamos direto, a massa que ela fazia era ótima também.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi querida
    Eu também adoro as receitas da Renata.
    Gosto de receitas assim, pois pode-se variar o recheio.
    Eu também amo canjica:)
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  16. Irene, querida,

    As suas empanadas ficaram tão perfeitinhas que eu tive de "ampliar" a imagem para admirar melhor, rsrs. E este recheio é muito rico, deve ser saboroso!

    Beijo e boa noite!

    ResponderExcluir
  17. Irente, amei tudo o que vi aqui! Seu blog com essa receita - são as famosas 'empanadas crioulas', sabia? Quando fui para Buenos Aires comi muito delas, são deliciosas! Fiquei feliz de encontrá-las por aqui. Puxa... Que bela homenagem ao Eternos Prazeres! É realmente um maravilhoso blog, como o seu. Quanto ao desafio, que legal saber mais de você! Temos muito em comum: sou dorminhoca, prefiro comer salgado, gosto de cozinhar, gosto de canjica!... Beijos, Paula

    ResponderExcluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...