terça-feira, 29 de maio de 2012

Moussaka

Culinária Grega...
Olá Amigos(as),
Moussaka é uma comida típica da culinária grega que tem como base a berinjela, carne moída e molho branco (ou molho bechamel). Eu encontrei essa receita em um livro muito interessante chamado "Cozinha dos Imigrantes - Memórias & Receitas". Esse livro descreve sobre a memória culinária que é uma das mais persistentes formas de memória coletiva com uma variedade de sabores, aromas e cores que resistem ao impacto do tempo, cultura e espaço geográfico. Além disso o livro está recheado de receitas DELICIOSAS trazidas pelos imigrantes para o Brasil.
Inicialmente eu achei um pouco estranha a combinação de sabores da Moussaka que mistura carne moída com canela. Mas, a combinação é surpreendentemente DELICIOSA!!! Eu e minha família aprovamos a receita... Espero que gostem...

Moussaka (receita extraída do Livro "Cozinha dos Imigrantes")
Ingredientes Principais:
3 berinjelas grandes (eu usei berinjela japonesa)
sal
azeite para grelhar
1 cebola picadinha
1 dente de alho socado
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
500 gramas de carne bovina (ou de carneiro)
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
1/2 colher (chá) de canela em pó
2 tomates sem pele e sem sementes picados grosseiramente
1/2 xícara (chá) de purê de tomates
2 a 3 colheres (sopa) de salsinha picada

Ingredientes do Molho Bechamel:
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite
1 gema
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (ou muçarela ralada)
sal e pimenta do reino a gosto
1/2 colher (chá) de noz moscada

Modo de Preparar:
Lavar as berinjelas, descascar (se quiser) e fatiar bem finas no sentido longitudinal. Polvilhar generosamente com sal e deixar no escorredor por 30 minutos. Enxugar as fatias com papel toalha e grelhar cada uma, dos dois lados, em uma frigideira untada com azeite de oliva. Reservar.
Em uma panela, dourar as cebolas e o alho em duas colheres de azeite. Acrescentar a carne moída, mexendo até corar. Temperar com o sal, a pimenta do reino e a canela. Juntar os tomates picados, o purê de tomate e a salsinha. Cozinhar por cerca de 30 minutos, adicionando algumas colheres de água, se necessário. Reservar.
Preparar um molho bechamel do seguinte modo: em uma panela pequena, derreter a manteiga, retirar do fogo e adicionar a farinha de trigo, misturando até ficar uma pasta cremosa. Voltar ao fogo e acrescentar o leite, mexendo para não formar grumos. Temperar com sal, pimenta do reino e noz moscada, deixando cozinhar até engrossar. Retirar do fogo e juntar a gema previamente diluída em um pouco de leite frio. Retornar ao fogo mais uma vez, mexendo sempre, mas sem deixar ferver. Reservar.
Untar uma forma refratária com azeite de oliva. Dividir a porção de berinjelas em duas partes, forrando com uma delas a forma. Cobrir com carne moída. Colocar a segunda camada de berinjelas e, por último, o molho bechamel. Salpicar com o parmesão ralado.
Levar ao forno por aproximadamente 45 minutos até que forme uma crosta dourada. Servir imediatamente.
Hummm!!! Bom Apetite!!!

17 comentários:

  1. Amiga eu amo, fomos passear na Grécia e lá perguntamos um brasileiro o que nos indicava a comer, ele logo falou MOussaka. Comemos e eu amei. Que delícia ,mas nunca consegui fazer igual comi lá.
    Quem sabe agora eu consiga!
    BOA SEMANA
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  2. ai q receita diferente.
    para mim tbm soa diferente carne e canela...quero testar qlqr dia.
    vai q me surpreendo né?
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Huuummmmmm mesmo.. adoro berinjela.. adoro carne moída... adoro os gregos por juntarem tudo de bom em um mesmo lugar.. linda receita e um blog super saboroso.. parabéns

    ResponderExcluir
  4. Adoro moussaka Irene, e onde tem berinjela, é capaz de vc achar a Josy hehehe. Adorei sua receita e ficou lindissima sua moussaka. Obrigada pelo carinho no meu blog, vc é muito querida tbém. Bjocas

    ResponderExcluir
  5. Mas que aspecto fantástico amiga, deve ser uma delicia....bjokitas

    ResponderExcluir
  6. Deve ter ficado uma delicia amiga, pois o aspecto é fantàstico!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Também fiz cá em casa e gostei, mas o pessoal nem por isso.

    ResponderExcluir
  8. Tem tão bom aspecto! Parece delicioso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Irene que receita diferente adorei beijos

    ResponderExcluir
  10. Irene... eu adoro moussaka mas a receita que faço não leva canela :)
    Achei interessante esse pormenor :)

    Bjokas

    ResponderExcluir
  11. Nunca experimentei, mas se vai berinjela tenho certeza que iria adorar. Quanto a carne com canela, na época que eu trabalha num hotel, eles serviram uma kafta e tenho certeza que tinha canela, mas na época não gostava de nada que levasse canela, então não gostei muito, mas essa receita tua tenho certeza que aprovaria.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. MINHA AMIGA QUERIDA,
    SÓ DE LER A RECEITA MINHA BARRIGA JÁ RONCOU, RSRS.
    ESSA TENHO QUE COLOCÁ-LA EM PRÁTICA, QUE DELÍCIA!
    O SEU PRATO FICOU MUITO APETITOSO, HUMMMMMMMM!

    BEIJINHOS E TENHA UM ÓTIMO DIA!

    ResponderExcluir
  13. Irena minha querida, primeiro obrigada por seu carinho sempre presente em minha cozinha,tá?
    Menina que receita mais saborosa, achei incrível,bem diferente e isso é bem bacana na cozinha...Mudar um pouco!!!
    Bjinhos. Re

    ResponderExcluir
  14. Gentem...como ficou apetitoso! Nunca comi, deve ser muito gostoso com o molho branco!
    Adorei...parabéns!
    Bjs e um ótimo dia!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  15. Nossa eu hoje quase comprei beringelas... Que receita!1Cris

    ResponderExcluir
  16. eu adoro esse prato pois aqui em casa gostamos mt adorei o teu ficou um luxo adorei bjs

    ResponderExcluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...