domingo, 13 de maio de 2012

Tapioca

Como preparar "Tapioca"...
Queridos(as) Amiguinhos(as),
A "Tapioca" é uma DELICIOSA panqueca feita com a goma da mandioca e geralmente é recheada com queijo ou coco ralado. Ela é  chamada também de "Beiju", "Biju", "Sarapó", "Malcasado" e "Sola" dependendo da região do Brasil. Essa DELÍCIA é uma herança dos índios que espalhou em todo Brasil, ganhou vários recheios diferentes e virou atração para os turistas que visitam o  Brasil. Hummm!!! Eu ADORO!!!
Tapioca (receita extraída da revista "Claudia Cozinha")
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de polvilho doce
9 colheres (sopa) bem cheias de água

Modo de Preparar:
Colocar o polvilho em uma tigela média e, aos poucos, acrescentar a água e misturar com a ponta dos dedos.
Misturar bem até formar uma farofa úmida e granulosa. Peneirar a mistura, esfregando com as mãos, para obter uma farofa mais fina.
Aquecer a frigideira em fogo alto. Colocar a mistura peneirada na frigideira até cobrir bem a superfície. Deixar no fogo por um minuto ou até perceber que os grãos se uniram. Se por um acaso isso não ocorrer, colocar um pouco mais de água e repetir todo o processo anterior.
Virar, rechear a gosto, dobrar no meio e deixar no fogo mais um pouco. 

Sugestões de recheios:
Salgados:
- Queijo coalho e manteiga
- Carne-seca desfiada e refogada com cebola e salsinha
- Queijo muçarela e presunto

Doces:
- Coco ralado com leite condensado
- Banana com doce de leite
- Queijo com goiabada
Hummm!!! Que DELÍCIA!!!

14 comentários:

  1. Adooooooro! Por aqui faz muito sucesso!!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu amo mas confesso ter medo de fazer. Minha avó fazia diferente com uma goma fresca... Não aprendi, hoje que mora longe então... mas quem sabe tento a sua receita. Cris

    ResponderExcluir
  3. Oi minha quelida, meu marido adora eu nunca comi mas queria muito saber fazer e experimentar.
    Qd vamos para a praia meu marido come nas carrocinhas.
    boa semana
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  4. Nunca fiz amiga nem nunca provei...mas a ver pela foto deve ser bom, bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca provei!! Gostava tanto de ir visitar o Brasil e provar todas essas coisas maravilhosas!! e comprar havaianas e bikinis :)
    Talvez um dia, quem sabe

    Beijinho e Boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Irene, querida,

    Mesmo antes de ter marido alagoano eu já era fã de
    tapioca (chamada de beiju em outras partes). É mesmo uma delícia e esta sua me deixou com vontade de fazer também, rsrs.

    Beijo e bom dia!

    ResponderExcluir
  7. MINHA AMIGA,
    ADORO TAPIOCA, AQUI EM CASA É SUCESSO TOTAL!
    A SUA FICOU SUPER APETITOSA E TEM GOSTINHO DE QUERO
    MAIS, HUMMMMMM......DELÍCIA!

    TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  8. Que delícia ,eu nunca fiz tapioca vou anotar a receita beijos

    ResponderExcluir
  9. Outro dia também fiz tapioca, tá aqui pra postar, adoooroo!E o legal é a criatividade na hora do recheio...hummm Irene essa sua tapioca ficou um estouro!!beijão

    ResponderExcluir
  10. eu nunca fiz nem nunca comi.
    mas eu acho q deve ser bom
    tem tantos recheios né?
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. hehe, por acaso não sou grande adepto, e quando fui ao brasil ofereceram-me bastantes vezes ao pequeno almoço e não comi. Hoje talvez já comesse e quem sabe não mudaria de ideias... :D

    ResponderExcluir
  12. nunca comi mas da ca uma vontade hummm bjs

    ResponderExcluir
  13. Menina...quero comer isso!!! Nunca fiz em casa, mas adoro comer na rua em feirinhas...que maravilha!
    Vou tentar!
    Bjs e uma ótima semana, bem criativa!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  14. AMIGA VOU COMPRAR O SAQUINHO PRONTO PARA FAZER TÁ?
    EU QUERIA MUITO APRENDER A FAZER!
    Boa semana ♥
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...