domingo, 24 de junho de 2012

Pão com Sementes de Gergelim Escuro

Pão Caseiro...
Queridos(as) Amigos(as),
Eu estava com uma vontade de comer um pãozinho integral caseiro e bem quentinho... Então fui procurar uma receita no blog das minhas amigas... Fui visitar a minha amiga Karen do blog "Kafka na Praia" e encontrei uma receita que achei muito interessante e que usa gergelim que eu ADORO!!! Esse blog está recheado de receitas DELICIOSAS e fotos MARAVILHOSAS!!! 
Querida Karen, muito obrigada por compartilhar tantas receitas e sugestões MARAVILHOSAS!!! Eu fiz pãezinhos menores para facilitar no congelamento... Esses pãezinhos ficaram macios e com um gostinho ESPECIAL de gergelim... Hummm!!! Aprovadíssimo!!! ADOREI!!!
Uma ótima semana para todos!!!

Pão com Sementes de Gergelim Escuro (receita original está aqui)
Ingredientes:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
1/4 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 ovo batido
1/4 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente
2 e 1/2 xícara (chá) de leite morno
30 gramas de fermento de pão
1/4 xícara (chá) de gergelim escuro torrado
1 gema com um pouco de azeite (para pincelar)

Modo de Preparar:
Misturar a farinha de trigo, a farinha de trigo integral, o açúcar e o sal. Fazer um buraco no meio e acrescentar o ovo batido e a manteiga.
Dissolver o fermento de pão em um pouco de leite morno, acrescentar à mistura das farinhas. Misturar e acrescentar aos poucos o restante do leite até o ponto de massa mole que gruda nas mãos, mas que é possível manipular a massa com um pouco de farinha de trigo nas mãos. Juntar o gergelim, sovar um pouco a massa e levar para descansar por aproximadamente uma hora coberto com um pano de prato limpo.
Pré-aquecer o forno a 180 graus célsius e desligar.
Depois que a massa crescer, modelar os pãezinhos no formato que desejar e colocar em uma assadeira retangular grande untada com óleo e polvilhada com farinha de trigo.
Pincelar os pãezinhos com gema e azeite. Levar a assadeira com os pãezinhos para o forno pré-aquecido e desligado para eles crescerem.
Depois que os pãezinhos crescerem pincelar novamente com gemas e azeite de oliva. Assar em forno até dourar.
Rendimento: 24 pãezinhos.
MARAVILHOSOS!!!

21 comentários:

  1. Irene devem ter ficado muito saborosos, além de saudáveis, adorei!
    Bjos
    Mel

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, receitinha boa, pena que nunca acertei fazer pão caseiro, até comprei uma máquina de pão mas não saem bons como muita gente diz, estou quase desistindo de tentar acertar, uma linda semana para você.
    Bjos.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga quelida, que delícia adorei a receita.
    Já fiz muito pão caseiro, hj nem faço tanto, uso mais a maquina.

    BREVE NOVO SORTEIO!
    BOA SEMANA!
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  4. Irene que pão maravilhoso :P
    Ficaram lindos :D

    Bjokas e boa semana

    ResponderExcluir
  5. Irene, querida,

    Agora eu é que estou querendo comer um pãozinho integral caseiro! rsrs. Huumm, pude até sentir o
    perfume do pão e a crocância do gergelim, rsrs.

    Beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Seus pães ficaram com uma aparência ótima! Que bom que gostou e obrigada pelos elogios! Assim fico vermelha... :)

    ResponderExcluir
  7. Boa hein ...
    Anotar pra fazer também.


    Bjs

    www.useihoje.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Hummmm.....
    Adorei a receitinha!!!!!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. QUERIDA IRENE, BOM DIA!
    ESTES PÃES FICARAM SAUDÁVEIS E LINDOS!
    AMO FAZER PÃES ESTA RECEITA VAI PARA MINHA LISTA
    QUE ESTÁ ENORME, RSRS.

    TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  10. Que delícia de pão imagino quentinho eu quero beijos

    ResponderExcluir
  11. Irene, este seus pãezinhos fariam as minhas delícias ao pequeno almoço. Ficaram lindos e muito apetitosos !

    Beiijnhos

    www.blogdochocolate.com

    ResponderExcluir
  12. hummm amiga que delicia adoro é minha recetinha predileta ..amiga boa semana viu que clima doido aí esta com neblinas ???? aqui esta desde a manha ..bjus

    ResponderExcluir
  13. Oi Irene querida!Obrigada pela visita!
    Estamos aqui na luta com mamãe, a doença vai avançando cada dia um pouco mais!
    Sinto muito a falta de estar sempre aqui trocando receitinhas e visitando as amigas.Eu tenho estado mais no Facebook,assim eu mato um pouquinho a saudade! rs
    Querida,tenha uma semana abençoada junto da sua familia.
    Beijos,fica com Deus!

    ResponderExcluir
  14. Hummmm adoro pães com sementes, qualquer uma delas e se for integral melhor ainda! Tirei o pão branco da minha vida rsrsrsrsrs
    Bjs e uma semana feliz!
    *gosto muito do Kafka na praia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindos paezinhos, Irene! Fiquei inspirada em fazer também!
      Bj e boa semana,
      Lylia

      Excluir
  15. segue meu blog vou seguir o seu tbm www.crenamoda.blogspot.com.br
    bjos e se precisar estarei akii

    ResponderExcluir
  16. Que fofos esses pãezinhos Irene, gostei muito da receita e o gergelim por cima deu um toque lindo aso pãezinhos. Adorei amiga. Beijnhos, ótima semana

    ResponderExcluir
  17. Ai meu Deus, tô precisando de uma dessas delícias para o meu cafezinho. Amiga, faz um delivery?!!!
    Beijocas
    Fabiola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pão parece que ficou pesado!! acho que a quantidade de fermento e pouca para quantidade de farinha!

      Excluir
  18. Acho que esse pão ficou pesado! pela quantidade de fermento......a farinha integral e mais pesada que a branca!!

    ResponderExcluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...