quinta-feira, 12 de julho de 2012

Sikbadj

Culinária Tunisiana...
Olá Amiguinhos(as),
Continuando a colocar em prática as receitas que aprendi no curso de Culinária Árabe da Hotec, hoje eu preparei um prato típico da Tunísia que é o "Sikbadj". Esse prato é uma carne com damascos tunisianos. A carne utilizada originariamente na Tunísia é o cordeiro, mas pode ser feito com a carne bovina. Eu usei a carne bovina e ficou simplesmente DELICIOSO!!! A carne ficou bem macia e com um molho bem grosso de sabor meio salgado e meio doce. A família aprovou e pediu bis... Hummm!!! Eu ADOREI!!!

Sikbadj (receita extraída do curso da Hotec)
Ingredientes:
335 gramas de lombo de cordeiro magro (eu usei o coração da alcatra bovina)
2 dentes de alho picados (eu usei o desidratado)
10 ml de suco de laranja
azeite o suficiente
coentro picado a gosto (eu usei a salsinha)
hortelã a gosto (eu não usei)
cominho em pó a gosto (eu não usei)
noz moscada a gosto
1/2 cebola picada a juliana
75 gramas de damascos picados
25 gramas de tâmaras picadas
1 cubo de caldo de carne
5 gramas de gergelim
pimenta moída a gosto

Modo de Preparar:
Misturar a carne cortada em cubos com o alho, o suco de laranja, o azeite, as ervas e as especiarias. Deixar marinar por uma hora.
Refogar a cebola fatiada no azeite e posteriormente acrescentar os cubos de carne. Adicionar também a marinada, os damascos, as tâmaras e o caldo de carne. Temperar com pimenta do reino.
Deixar cozinhar por uma hora até que a carne fique macia. Se tiver pressa colocar na panela de pressão, acrescentar água até cobrir bem e cozinhar por aproximadamente 30 minutos ou até a carne ficar macia. 
Servir com gergelim torrado.
HUMMM!!! MUITO SABOROSO!!!

7 comentários:

  1. Oi minha quelida, comi cordeiro tb, mas gosto de frango né? Posso trocar por carne de frango?
    Adoro damasco e molhos agridoce...vou amar o prato.
    Passando para desejar...
    BOA QUINTA!V♥
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Irene! Deve ser uma delicia essa receita!
    Bjss
    Mel

    ResponderExcluir
  3. Que prato diferente adorei Irene,acho que vou te visitar só tem comida gostosas beijos

    ResponderExcluir
  4. Um prato bem diferente pra mim, mas pelo jeito deve muito gostoso.
    Um ótimo fim de semana.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Irene,
    começo a sentir uma pontinha de inveja desse teu curso, que petiscos fantásticos aprendeste a fazer.
    Obrigada por partilhares.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. QUERIDA IRENE,
    ESTE SEU BLOG TÁ FICANDO CHIC DEMAIS, RSRS, O SABOR
    DESTA CARNE DEVE SER COISA DE LOUCO, UMA TENTAÇÃO
    DELICIOSA!
    PRATO PERFEITO, COMIDA DE CHEF!

    BOM FINAL DE SEMANA, FICA COM DEUS!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  7. Bem diferente.
    Parece ficar muito bom

    ResponderExcluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...