sábado, 21 de julho de 2012

Taki Gohan (Risoto Japonês)

Culinária Japonesa...
Queridos(as) Amigos(as),
Esse risoto é um receita típica e tradicional da culinária japonesa... Eu aprendi essa receita com a minha mãe e hoje é um dos pratos preferidos do meu filhão... Receitas que passam de geração para geração... Hummm!!! É uma DELÍCIA!!! Vale a pena experimentar...
Taki Gohan (Risoto Japonês)
Ingredientes:
500 gramas de arroz moti-gome
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
500 gramas de camarão rosa graúdos e picados (deixar alguns camarões inteiros para enfeitar o prato)
1 colher (sopa) rasa de hondashi (caldo de peixe)
1/2 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de molho de soja
aji no moto a gosto
10 gramas de kombu (alga seca) cortado em tiras bem finas
1 pedaço médio de bardana ralada
1 cenoura média ralada
1 pedaço de tikuwa (massa de peixe assado) picado
gergelim torrado a gosto

Modo de Preparar:
Lavar o arroz moti-gome e deixar de molho na água por aproximadamente quatro horas para amolecer. Escorrer e cozinhar o arroz moti-gome em uma panela à vapor (própria) até ficar al dente. 
Enquanto isso aquecer uma frigideira, colocar duas colheres de azeite e fritar o camarão com uma pitada de sal. Reservar.
Em outra frigideira, colocar o restante de azeite, o hondashi, água, molho de soja e aji no moto. Acrescentar o kombu e a bardana e cozinhar em fogo baixo até amolecer. Acrescentar a cenoura e o tikuha e deixar mais um pouco. 
Misturar os camarões e o refogado no arroz moti-gome que está na panela cozinhando à vapor. Provar o sal e se estiver faltando acrescentar um pouco mais de molho de soja.
Deixar cozinhar  por mais dez minutos aproximadamente. Se quiser, servir com gergelim torrado a gosto.
HUMMM!!! EU ADORO!!!

8 comentários:

  1. Irene que delícia eu adoro comida japonesa eu acho que vou te visitar você cozinha muito bem,bom domingo beijos

    ResponderExcluir
  2. Que delícia eu adoro um risoto, meu marido tb faço e ele adoro.
    Passando para desejar...
    BOM SÁBADO! ♥
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha visto Risoto Japonês, mas tem excelente aspecto!! Deve ser mesmo bom :)

    ResponderExcluir
  4. Irene deve ficar muito saboroso!!! Vou levar a receita!!!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  5. Deve ficar muito bom. eu adoro comida japonesa!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Hummmmm que delicia este risoto!!!!!Adoramos a dica!!!!Beijinhos e apareça no Tc para conferir as novidades!!

    ResponderExcluir
  7. QUERIDA IRENE,
    COMIDA JAPONESA ALÉM DE SAUDÁVEL SÃO
    DELICIOSAS, E SE FOR RECEITA DE FAMÍLIA MELHOR
    AINDA, ADOREI O SEU RISOTO, TEM UM ASPECTO
    DELICIOSO!

    BEIJINHOS FICA COM DEUS!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, tudo bem?
    Entrei para conhecer seu cantinho. Gostei muito de tudo que vi. Parabéns o blog está lindo. Já estou seguindo. Depois passa lá no meu cantinho também, será um prazer, ótima semana pra vc, bjs
    Claudiana
    http://encantosempontocruz-barbie.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...