terça-feira, 7 de agosto de 2012

Bolo de Creme Azedo com Geleia de Morango

O que é "Sour Cream"???
Queridos(as) Amigos(as),
“Sour Cream”, chamado de “Creme Azedo”, é um creme de leite que passou por um processo de fermentação semelhante ao iogurte e muito utilizado na culinária americana e européia.
Eu já vi muitas receitas que usam o “Sour Cream”, mas não conhecia esse produto.  Eu estava fazendo compras no supermercado e me deparei com esse produto... Adivinha o que aconteceu??? Quem me conhece um pouco sabe que eu não resisti e acabei comprando o “Sour Cream” para experimentar...
Fui procurar uma receita no blog “Technicolor Kitchen” da querida Patrícia, pois eu sabia que ela usava o produto e que no seu blog tinha várias receitas DELICIOSAS!!!
Querida Patrícia, muito obrigada por mais uma receita DELICIOSA e por compartilhar as suas experiências VALIOSAS...
Você não conhece esse blog MARAVILHOSO??? Não sabe o que está perdendo... Entre por aqui e confira...
Esse bolo ficou super macio, úmido e desmancha na boca.... Hummm!!! Que DELÍCIA!!!
Bolo de Creme Azedo com Geleia de Morango (receita extraída daqui)
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de manteiga sem sal
1 e ½ xícara (chá) de açúcar
2 ovos grandes
1 xícara (chá) de sour cream
1 colher (sopa) de essência de baunilha
3/4 xícara (chá) de geléia da sua preferência (eu usei de morango)

Modo de Preparar:
Untar uma forma média redonda de furo no meio com manteiga e polvilhar com farinha de trigo.  Pré-aquecer o forno a 180 graus célsius.
Peneirar e misturar a farinha de trigo, o fermento em pó e o sal. Reservar.
Bater a manteiga com o açúcar na batedeira até ficar bem claro. Juntar os ovos um a um e bater até obter uma massa bem fofa.
Acrescentar a mistura da farinha de trigo aos poucos alternando com o sour cream e a essência de baunilha. Misturar bem até ficar bem homogêneo.
Despejar a metade da massa na forma untada e fazer um tipo de calha no centro da massa com o auxílio de uma colher.
Misturar o restante da massa com a geléia de sua preferência e despejar na calha.
Levar para assar até dourar (aproximadamente 40 minutos).
HUMMM!!! DESMANCHA NA BOCA!!!

15 comentários:

  1. Irene, querida,

    O bolo deve ter ficado mesmo delicioso e com textura especial! Já usei creme azedo e outros produtos gringos porque tinha vários vizinhos norte-americanos, que me vendiam.

    Beijo e bom dia!

    ResponderExcluir
  2. Esse creme parece diferente mesmo, mais consistente imagino. Aqui na região tenho dificuldade de achar os produtos da Balkis, tem muita coisa boa. Mas olha só... vamos nos conhecer pessoalmente sim, amiga! Eu adoraria.
    Beijos mil
    Fabiola

    ResponderExcluir
  3. Hummm! Que bolinho delicioso este, fiquei aqui com água na boca, e olha que tomei café da manhã faz pouco tempo.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Bom dia minha amiga,
    eu não conhecia este creme, vou dá uma olhadinha
    no supermercado se eu encontrar vou fazer este bolo
    que me deixou com água na boca, com este recheio cozido
    na própria massa, que delícia!
    Adoro bolo assim, bom demais!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi quelida é novidade para mim, mas adoro um bolo com café, boa pedida

    Passando para desejar
    BOA TERÇA!
    ♥ Beijos coloridos!
    ** Quelida estou aqui hoje em uma entrevista super carinhosa -http://nanapinhoemcores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ficou muito bonito o bolo :)
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  7. Que lindo ficou o seu bolo, Irene! Que bom que vc gostou da receita, fico contente.
    Nunca tinha visto sour cream industrializado aqui no Brasil, vc gostou do produto?
    Bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Patrícia,
      Eu gostei muito do creme azedo da Balkis apesar de não conhecer o sour cream americano...
      O bolo ficou DELICIOSO e desmancha na boca... ADOREI!!!
      Grande beijo

      Excluir
  8. Que delícia Irene ainda não conhecia o creme vou experimentar beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi irene mais uma delicinha, amei a receita mas aqui não encontro esse creme, acha que posso substituir por coalhada? me diz tá.
    Bjos.
    Silvia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Silvia,
      Seguindo as orientação da Patrícia referência da receita publicada..
      * creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)
      Beijos, Irene

      Excluir
  10. UM ESPETACULO DE BOLO! Arrasou! as receitas da patricia são tão maravilhosas como as suas!

    ResponderExcluir
  11. Veja só essas coincidências da vida, Irene! Estava procurando um bolo para fazer no dia dos pais e vi a receita da Patrícia. Reservei para fazer com geleia de goiaba que é a preferida do meu marido.Aí venho no seu blog e vejo a receita novamente.
    É ou não é pra fazer?
    Vou já para a cozinha.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Lylia,
      Eu adoro o blog da Patrícia... E esse bolo em especial ficou DELICIOSO!!! O bolo praticamente desmancha na boca... A consistência é muito cremosa e leve...
      Beijos, Irene

      Excluir
  12. Querida Irene,

    O seu bolo ficou com um aspecto de fazer crescer água na boca, imagino que seja tão fofinho a ponto de se desfazer, como referiu.

    Eu também não sabia o que era "sour cream", mas em algumas receitas explicam como se fazer e por isso aprendi !

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...