terça-feira, 11 de setembro de 2012

Pão de Batata com Nigela

O que é Nigela???
Não se engane... Eu não estou me referindo à "Nigella" que é chef de cozinha e apresentadora de televisão britânica. Eu estou escrevendo sobre uma semente chamada "Nigela" que é nativa da Ásia Ocidental, embora hoje seja mais cultivada na Índia onde é muito utilizada na sua culinária.
As sementes se parecem muito com o "Gergelim" escuro, mas tem um sabor muito semelhante à pimenta do reino branco menos picante.
Eu resolvi experimentar mais uma receita do curso "Preparo de Pães Caseiros" do SENAC e espalhei essas sementinhas LINDAS sobre os "Pães de Batata". O "Pão de Batata" recheado com requeijão cremoso "Catupiry" e com um toque especial de "Nigela" ficou MARAVILHOSO!!!

Pão de Batata (receita do curso do SENAC)
Ingredientes da Massa:
200 g de batata cozida e amassada
30 g de fermento fresco
50 ml de leite
400 g de farinha de trigo
50 g de açúcar
5 g de sal
70 g de manteiga sem sal
2 ovos

Ingredientes do Recheio:
410 g de requeijão cremoso "Catupiry"
100 g de queijo parmesão ralado grosso
uma gema misturada com um pouco de azeite e água para pincelar
sementes de "Nigela" a gosto

Modo de Preparar:
Separar e medir os ingredientes.
Cozinhar as batatas com as cascas. Com as batatas ainda quentes, retirar as cascas e passar pelo espremedor de batatas. Deixar esfriar e reservar.
Preparar a esponja: Misturar o fermento com a metade do leite e um pouco da farinha de trigo até formar uma massa mole. Deixar levedar por vinte minutos ou até espumar em uma vasilha coberta de plástico.
Acrescentar o restante dos ingredientes, menos o leite que deverá ser acrescido aos pouco até dar o ponto certo que é uma massa macia, mas que não grude nas mãos. Sovar a massa até tudo ficar bem homogêneo.
Deixar descansar coberta com plástico por dez minutos ou até dobrar de volume.
Pegar porções da massa e bolear a massa para ficar redondo. Abrir a massa com um rolo de macarrão, rechear com uma colher de requeijão cremoso e um pouco de queijo parmesão ralado, modelar e bolear novamente para ficar bem liso e redondo.
Colocar os pães recheados em uma assadeira untada com óleo e polvilhada com farinha de trigo. Deixar os pães crescerem até dobrar de volume.
Pincelar os pães com a gema, espalhar algumas sementes de "Nigela" por cima e assar em forno pré-aquecido a 180 graus célsius.
Hummm!!! DELICIOSO!!!

14 comentários:

  1. Olá! Tudo bem!!!
    Menina, eu não sabia da Nigela...que legal, mais uma semente que conheci!
    Adorei o pão...lindo! Já anotei!
    Bjs e te desejo uma ótima quarta-feira e muita paz!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  2. Lindo...e Lindo.... adorei este pão amiga so o aspecto dele dà vontade de correr para a cozinha, ficaram 5*

    Beijinhos grandes

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha de pào Irene,eu nào conhecia a Nigela adorei quero experimentar beijos

    ResponderExcluir
  4. Que pão fofinho!! Eu não conhecia Nigela.

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
  5. Nossa... que cara boa está esse pão!!!amamos demais a receita!!!Beijinhos do TC!!!

    ResponderExcluir
  6. Aqui tem delícias e cultura tb.
    Minha mãe fazia um pão de batata inequalavel.
    Me lembrei dela neste momento.
    Del´cia amiga
    Passando para desejar
    Boa quarta!
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  7. Irene, ficou com um aspecto fantástico, lindo mesmo esses pãezinhos.

    Não conhecia essa semente, obrigada pelo ensinamento uma vez mais !

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Minha querida,
    os seus pães a cada dia ficam mais lindos e apetitosos
    vc está craque parabéns!
    Estes estão perfeitos, as sementinhas deixaram mais lindos
    e chamativos ainda, amei!

    Beijinhos e sucessos sempre!

    ResponderExcluir
  9. Irene que delícia de pãezinhos, não conhecia a nigela, vou ver se encontro por aqui.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Irene os pãezinhos parecem deliciosos! Nunca experimentei Nigela, fiquei curiosa!
    Bjss
    Mel

    ResponderExcluir
  11. Olá querida,
    Que maravilha esse pão, já foi para o caderninho de receitas.
    Beijo Grande
    Andréa Cabral

    ResponderExcluir
  12. ai q delicia deve ter ficado.
    nao conhecia essa nigela.
    adorei a receita.eu amo pao de batata com catupiry.
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. irene! Que bacana! Não conhecia estas sementinhas! Adorei conhecer. Você fez este curso do Senac? Deve ser tudo de bom, heim. bj.

    ResponderExcluir
  14. E que lindos ficaram com as sementinhas, nunca ouvi fala. Adorei a receita miga...Bjs

    ResponderExcluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...