quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Pão de Cerveja

Pão Caseiro em duas versões...
Eu resolvi experimentar mais uma receita do curso "Preparo de Pães Caseiros" do SENAC. Eu preparei uma receita de "Pão de Cerveja" e dividi a massa em duas partes para preparar duas versões diferentes e DELICIOSAS!!! A primeira versão é um pão recheado com milho e catupiry e coberta com gergelim e a outra versão sem recheio e coberta com zahtar. Hummm!!! Os pães ficaram bem macios, leves e DELICIOSOS!!!
"Zahtar" é uma mistura de especiarias muito utilizada no Oriente Médio em almôndegas de carnes ou para espalhar encima de pães antes de assar. Essa mistura é composta de gergelim, sumagre e tomilho. AMEI!!!

Pão de Cerveja (receita do curso do SENAC)
Ingredientes:
25 g de fermento de pão fresco
250 g de cerveja
500 g de farinha de trigo
15 g de sal
50 g de açúcar
20 g de ovo
40 g de manteiga sem sal

Modo de Preparar a Massa:
Separar e medir os ingredientes (mise en place). 
Preparar a esponja: dissolver o fermento com a metade da cerveja e misturar um pouco da farinha de trigo até formar um mingau. Deixar levedar por 20 minutos ou até espumar, em uma vasilha coberta com plástico.
Acrescentar o restante dos ingredientes, mas não adicionar toda a cerveja, e misturar bem. A cerveja deverá ser adicionada aos poucos até a massa ficar macia, mas que não grude muito nas mãos. Sovar a massa muito bem e deixar descansar por 10 minutos coberta com plástico.
Cortar pãezinhos de 40 a 50 gramas de massa. Bolear os pãezinhos e reservar.

Ingredientes do Recheio:
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola pequena picada
1 lata de milho verde escorrida
salsa picada
1/2 pote de requeijão cremoso catupiry

Modo de Preparar:
Aquecer o azeite em uma panela e fritar a cebola até dourar ligeiramente. Acrescentar o milho e deixar refogar um pouco. Juntar a salsa picada. Desligar o fogo e deixar esfriar. Reservar.

Ingredientes da Cobertura:
1 gema misturada com um pouco de azeite e água para pincelar
gergelim para cobrir os pães recheados
zahtar para cobrir os pães sem recheios

Modo de Montar:
Untar uma assadeira retangular grande com óleo e polvilhar com farinha de trigo. Reservar.
Pegar a metade dos pãezinhos, abrir cada um com um rolo de macarrão, rechear com o milho verde refogado e um pouco de catupiry. Bolear e colocar os pãezinhos na assadeira. Reservar.
Pegar o restante dos pãezinhos e bolear muito bem até a massa ficar bem lisinha. Colocar os pãezinhos também na assadeira.
Deixar os pãezinhos crescerem até dobrar de volume. Pincelar cada pãozinho com gema, espalhar gergelim nos pãezinhos recheados e zahtar nos pãezinhos sem recheio. Assar em forno médio até dourar. Deixar esfriar um pouco em uma grade. Comer... comer... comer...
Você gosta mais de pãozinho recheado???
Ou prefere pãozinho sem recheio???
A minha família está dividida, uns gostaram mais dos pãezinhos recheados e outros preferiram os pãezinhos sem recheios e eu fiquei com os dois (risos)... ADOREI!!!
Qual você escolheria???

16 comentários:

  1. QUELIDA ADOREI A RECEITA MAS 20G DE OVO QUANTO É EM OVO?
    SOU LEIGA, MAS ADORO PÃO CASEIRO É MEU FRACO
    Passando para desejar...
    BOA SEXTA! ♥
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga,
      Respondendo a sua pergunta é aproximadamente meio ovo médio.
      Grande beijo, Irene

      Excluir
  2. EU QUEM AGRADEÇO SUA ATENÇÃO SEMPRE MINHA QUELIDA.

    SERIA A MESMA COISA QUE USAR NA RECEITA UM OVO PEQUENO?
    OBRIGADA QUELIDA

    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  3. Eu fico com os dois tbm! rsrsrsrs
    Amoooo seu blog, sempre tem dicas e receitas deliciosas.
    Acredita que só hj comprei a farinha integral? Agora quando acabar o pão de aveia que fiz, vou fazer a sua receita.
    #loucaparaprovar

    Beijos grandes
    *Ü*

    ResponderExcluir
  4. Irene esse pãozinho deve ficar delicioso! Gostei!
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Que delícia estes pães! Para mim pode ser um pão com recheio e outro sem recheio para provar, por favor :) :)
    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Querida Irene,

    Estes pãezinhos ficaram lindos, apetitosos, convidativos, uma autêntica delicia e tenho a dizer-lhe que eu, gulosa como sou, escolheria os recheados ! :-))

    Adorei a receita e vou levar comigo, amiga !

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Querida Irene,
    eu fico com os dois, estão perfeitos!
    A cerveja parece que deixa a mais mais leve ainda,
    mais uma que aprendo com vc, bom demais!
    Hoje vou fazer a sua receita de ontem, vou rechear com
    tomate seco e palmito.

    Beijinhos e ótimo fds!

    ResponderExcluir
  8. oi amiga tudo bem? amiguinha hoje tenho pão também ...um de coco e leite de coco ..mas menina nunca tinha visto pão de cerveja e amei será minha proxima tentação para a semana kkkk amei e estão lidnso mesmo ..parabens nos vemos no encontro vou chegar as 4d a tarde lá pois estarei saindo do casamento da minha irma bjokas quero um mega abraço viu bjus

    ResponderExcluir
  9. LUCEN RICOS Y ESPONJOSOS ME ENCANTAN,ABRAZOS Y ABRAZOS.

    ResponderExcluir
  10. Que delícia e vai cerveja adorei,bom final de semana beijos

    ResponderExcluir
  11. lindos os paes! amo fazer em casa!

    ResponderExcluir
  12. Tenho certeza de que os 2 tipos de pães ficaram bons, mas eu escolheria o sem recheio. Gosto muito de pão... Pão puro mesmo... Sem recheio nem nada! rs Não conhecia o 'Zahtar'. Parece nome de super herói, né? rs Seus pães ficaram lindos, Irene! Parabén! Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  13. Hummm. adoramos a receita!!!Beijinhos do TC!!!

    ResponderExcluir
  14. Me perdoe mas recuso-me a escolher...quero mesmo um de cada, pode ser?
    Essa especiaria, ou melhor mistura deve ser ótima e dar um toque exótico ao pão, adorei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Irene!
    Não conhecia seu blog e adorei ter visto tantas receitas bacanas! Vou seguir para não perder mais nenhuma. Parabéns.

    ResponderExcluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...