sábado, 8 de setembro de 2012

Pão Integral Simples

Mais um Pão Caseiro...
Se você gosta do blog "Danni e Lype", entre e curta a página do blog no facebook aqui. Vou ficar muito FELIZ de encontrá-lo por lá.

Eu continuo a colocar em prática o que eu estou aprendendo no MARAVILHOSO curso de "Preparação de Pães Caseiros" do SENAC. Dessa vez é um "Pão Integral Simples". O pão ficou bem leve, macio e muito SABOROSO!!! Vale a pena experimentar...
Pão Integral Simples (receita do curso do SENAC)
Ingredientes:
50 g de fermento fresco
300 ml de água
250 g de farinha de trigo
50 g de manteiga sem sal
30 g de açúcar mascavo
10 g de sal
250 g de farinha de trigo integral
100 g de grãos de trigo para decorar (eu usei flocos de aveia)

Modo de Preparar:
Separar e medir os ingredientes.
Preparar a esponja: misturar o fermento com a metade da quantidade de água e um pouco da farinha de trigo até formar uma massa mole. Deixar levedar em uma vasilha coberta com plástico por 20 minutos ou até espumar.
Acrescentar o restante dos ingredientes, mas não acrescentar toda a água que deve ser acrescida aos poucos até obter uma massa macia, mas que não grude nas mãos. Sovar muito bem até a massa ficar bem homogênea.
Deixar a massa descansar coberta com plástico por uma hora ou até dobrar de volume.
Pré-aquecer o forno a 180 graus célsius. Untar uma forma para pão de forma grande com óleo e polvilhar com farinha de trigo. Reservar.
Sovar a massa novamente e dividir a massa em três partes. Bolear os três pães até ficar bem redondinho e colocar na forma reservada.
Deixar crescer mais um pouco, passar um pouco de água na superfície e decorar com flocos de aveia. Assar em forno pré-aquecido a 180 graus célsius até ficar dourado.
Pão Caseiro é tudo de BOMMM!!!

34 comentários:

  1. OLha estava precisando de uma receita assim!
    Como vcs adivinharam?
    Eu tenho uma receita integral mas não fica muito boa não e acabo não fazendo sempre.
    Mas esta massa e tenho que fazer.
    Tenho maquina de pão e só faço pão caseiro em casa, não comemos mais de padaria.
    Estou muito feliz em conhecer o blog de vcs, receitas maravilhosas.
    Parabens mesmo.
    Daqui eu não saio mais.

    Beijos
    Canela
    Ü

    ResponderExcluir
  2. hummm delicia senti o aroma daqqui amiga mais uma receitinha sua que guardo com carinho ..amei e vou testar simj com certeza bjokas e boa noite amiga

    ResponderExcluir
  3. Irene que ótima receita, gostei!
    Bjss
    Mel

    ResponderExcluir
  4. Olá, bom dia Irene...
    Adorei a sua receita de pão integral e vou copiar já...
    uma vez tentei fazer uns pçaes com farinha integral mas ficaram muito pesados e no dia seguinte super duros, errei feio. Mas vendo sua receita acho que já sei o que fiz errado, eu acho...coloquei muita farinha integral e nada de farinha branca...mais os grãos.
    Bom, vou copiar e fazer sua receita.
    Bjs e te desejo um ótimo domingo e muita paz...
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  5. Hola irene, te ha quedado un pan fantastico, tiene una pinta estupenda, besos

    ResponderExcluir
  6. Amiga,
    um pãozinho integral tem o seu valor, além de saudável é
    irresistível e caseiro melhor ainda!
    Este ficou lindo demais!
    Querida amiga,
    já curti a sua pag e minha foto não aparece não sei
    porque não só na sua pag em outras tbm não entendo muito
    desse negócio de curtir se vc tem uma solução me ajuda e me dê uma dica, kkkkk.
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  7. Irene que pào divino que ficou adorei beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Irene
    Um pão integral, cheio de saúde e conforto.
    Foi maravilhoso.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Adivinha amiga, estou fazendo esta receita de novo.
    Adoro este pão, e para mim é a melhor receita até agora, nunca consegui acertar pão integral Agora acerto todos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. posso trocar este fermento por aquele fermento de saquinho que vende nos mercados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Tudo bom?
      Eu acho que o pão não fica tão macio e levinho. Mas, pode usar sim...
      Muito obrigada pela visita e beijos, Irene

      Excluir
  11. Oiii Posso usar o fermento de tabletinho? sera que a massa vai ficar pesada é que nao acho o fermento fresco =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais,
      Pode usar o fermento de tabletinho sem problemas.
      Muito obrigada pela sua visita.
      Beijos, Irene

      Excluir
  12. Esse pão fica macio mesmo depois do primeiro dia?
    Já fiz algumas receitas, e só ficou macio no primeiro dia, depois, mesmo guardando embalado, ele ficou bem massudo.
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Lorena,
      Esse pão fica macio por uns 5 dias se for embalado em sacos plásticos depois de frio. Caso precise de mais tempo, eu sugiro que congele.
      Se experimentar, a sua opinião será muito bem vinda.
      Grande beijo, Irene

      Excluir
  13. Olá,
    Esse pão fica macio mesmo após o primeiro dia?
    Já testei várias receitas, e todas ficam macias no 1º dia, mesmo guardando os pães embalados, depois eles vão ficando bem "massudos".
    Procuro uma receita que dure pelo menos uns 3 dias, de pão de hamburguer integral...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Deve ser 1 maravilha!

    por quantos gramas fermento de saquinho?

    muito obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Fiz esta receita usando fermento de tablete. Ficou bem macio. Adorei !!!

    ResponderExcluir
  16. Fiz com fermento de tablete. Ficou bem macio. Adorei a receita !

    ResponderExcluir
  17. muito obrigada pela gentileza de nao me responder...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi,
      Desculpa não ter respondido antes... É que eu não estou acostumada a usar o fermento biológico em pó (saquinho) como respondi para você na receita de Esfiha e acabei fazendo uma experiência para ver. Eu preparei essa mesma receita e usei 17g de fermento em pó no lugar dos 50g de fermento fresco. Deu certo, mas eu achei que a massa ficou mais seca... Prefiro usar fermento fresco...
      Espero ter ajudado...
      Grande beijo, Irene

      Excluir
  18. muito obrigada pela sua gentileza.....

    ResponderExcluir
  19. Achei esse blog muito interessante, pois nos ajuda a colaborar com a nossa saúde.

    ResponderExcluir
  20. Gostei desse blog, pois o mesmo me ajudará a cuidar de minha saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Muito obrigada pela visita e pelo comentário carinhoso...
      Fico feliz se puder ajudar...
      Beijos, Irene

      Excluir
  21. Olá. Posso substituir a manteiga por outro ingrediente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Shir,
      Obrigada pela sua visita.
      Você pode substituir por margarina.
      Beijos, Irene

      Excluir
  22. Olá, posso substituir a manteiga por outro ingrediente?

    ResponderExcluir
  23. Nossa tá com uma carinha boa demais!
    Bora para cozinha!

    ResponderExcluir
  24. Será que posso usar somente farinha integral?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucielaine,
      Tudo bom?
      Infelizmente, não recomendo porque o pão vai ficar muito pesado...
      Grande beijo, Irene

      Excluir
  25. Oi bom dia!
    gostei muito da sua receita. ..
    Queria saber se posso usar o açúcar comum. ..
    e se posso. ...
    uso a mesma quantidade? ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga,
      Muito obrigada pela visita.
      Pode usar sim na mesma quantidade.
      Beijos, Irene

      Excluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...