segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Alcachofra Recheada

Como Preparar Alcachofra???
Minha mãe sempre prepara alcachofras nessa época do ano e eu adoro devorá-las. O engraçado é que eu nunca tive curiosidade de saber como prepará-las até me dar conta disso. Pedi para ela me ensinar e aí está o resultado de um prato de "Alcachofras Recheadas" DELICIOSAS!!! O melhor foi devorá-las logo em seguida... Hummm!!! Que DELÍCIA!!! Vale muito a pena experimentar...
Alcachofra Recheada (receita da minha mãe)
Ingredientes para o Recheio:
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1/2 cebola picada
1 tomate sem pele e sem sementes picado
salsa picada a gosto
2 xícaras (chá) de água
azeitonas picadas a gosto
2 colheres (sopa) de farinha de mandioca
1/2 xícara (chá) de farinha de milho
1 ovo cozido e picado
sal a gosto

Modo de Preparar:
Aquecer o azeite em uma panela e fritar a cebola até começar a dourar. Acrescentar o tomate e deixar até amolecer. Juntar a salsa, as azeitonas e água. Deixar ferver.
Acrescentar de uma única vez a farinha de mandioca misturada com a farinha de milho. Juntar o ovo e misturar bem. Deixar cozinhar um pouco as farinhas. Temperar com sal e reservar.

Ingredientes para Alcachofra:
3 alcachofras
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
4 copos (americanos) de água
1 colher (sobremesa) rasa de sal

Modo de Preparar:
Lavar muito bem a alcachofra e escorrer. Rechear a alcachofra separando as folhas e colocando o recheio entre elas.
Aquecer metade do azeite em uma panela. Acrescentar as alcachofras recheadas. Regar com o azeite restante e acrescentar a água e o sal.
Cozinhar em fogo baixo até que puxando uma das folhas percebe-se que ela se solta facilmente. Acrescentar mais água caso seja necessário para completar o cozimento. Servir.
HUMMM!!! DELICIOSAS!!!

14 comentários:

  1. Oi minha quelida nunca comi alcachofas acredita?
    kkkkkkkk
    Não tive a curiosidade ainda, mas vou ter agora
    Passando para desejar...
    ÓTIMA SEGUNDA! ♥
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  2. Que legal seu post, Irene! Nunca tentei cozinhar alcachofras. Adorei. Essa receita da sua mãe deve ser maravilhosa. Bj

    ResponderExcluir
  3. Olá Irene, desculpa não vir aqui com mais frequência. Pura falta de tempo, e tbm meu pc andou dando um "xilique" rsrs.
    Quanta receita boa tens feito, dei uma volta por aqui e fiquei babando com tanta comida Boa.
    Quanto a esta Alcachofra, deve ficar divina. Pelo visto sua mãe é excelente cozinheira.
    Ficaram lindas, parabéns a ela.
    Comida de mãe não tem igual.
    Bjs e Boa Semana

    ResponderExcluir
  4. me parece mto bom.
    nunca experimentei.
    fiquei hiper curiosa agora. hehe
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Irene que delícia. Gosto muito da alcachofra apenas cozida e servida com um molhinho de vinagrete, mas essa receita da sua mãe parece deliciosa!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  6. Olá Irene, apesar de já ter visto imenso receitas com alcachofras, nunca provei. Gostei da apresentação das tuas, muito sugestivas, e receita da mãe é sucesso garantido!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. Eu também adoro alcachofras e sempre aconteceu comigo o que você relatou. Minha mãe sempre faz e eu não fiz ainda. Tenho que tomar vergonha e seguir seus conselhos de preparo. Acredito que muita gente acha difícil e fica com medo de preparar. E na verdade é simples. Amiga, desculpe o sumiço, estou de volta!
    Beijos mil
    Fabiola

    ResponderExcluir
  8. Irene, amo alcachofras de paixão, recheada, nem se fala, nunca preparei...acho q vou tentar.
    Essa receita está uma tentação.
    Beijinhos
    Aninha

    ResponderExcluir
  9. Olá minha amiga, tudo bem?
    Ficar um dia sem passar aqui no seu cantinho sinto
    falta e saudades.
    Nunca preparei alcachofras, acho chique demais e feita
    assim recheada melhor ainda!

    Beijinhos, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  10. Olá Amiga,

    Alcachofras não é algo que use com muita frequência, confesso, mas agora, ao ver esse sua receita com um aspecto tão delicioso fiquei mesmo com vontade de experimentar !

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Seu blog é muito legal ,parabéns.
    Se encaixa no perfil que procuramos.
    Sou do Portal de Blogs Teia e estamos buscando blogs de qualidade, gostaria de participar?
    Seu blog seria divulgado gratuitamente,é rápido fácil e sem cadastro.
    Se interessar é só nos visitar.
    Até mais

    ResponderExcluir
  12. eu adoro esse legume mas ca em casa so sou eu pois o marido e filho nao mas nao é por isso que nao deixo de comer pois adoro e em salada humm super bom adorei as tuas vou fazer da proxima vez obrigada por partilhares bjs

    ResponderExcluir
  13. E u adoro alcachofras Irene, minha mãe fazia umas alcachofras recheadas que ficavam deliciosas, parecidas com a receita de sua mãe. Ficaram lindas e certamente deliciosas. E receita de mãe é insubstituível. Bjocas

    ResponderExcluir
  14. Minha amiga, nunca preparei alcachofras na minha vida, sempre pensei que fosse algo complicado e trabalhoso.
    Vejo que estava errada, me pareceu bem fácil, e depois de prontas elas ficaram deliciosas, com esse recheio divino, é lógico que eu gostaria muito de experimentar!

    ResponderExcluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...