terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Carne Suína na Lata

Como Antigamente...
Minha mãe me contou que antigamente se conservava carne suína na lata utilizando a própria gordura animal como conservante, pois naquela época não existia geladeira ou outra forma de conservação.
Para minha surpresa esse processo é utilizado até os dias de hoje e existe uma empresa que fabrica um produto idêntico ao de antigamente. Essa empresa é “Xavante” e o produto se chama “Carne na Lata” que é o pernil suíno frito para retirar toda a água e conservada na própria gordura animal.
Gostaria de agradecer a empresa “Xavantes” pela amostra da “Carne na Lata” recebida e eu preparei essa carne empanada no forno que pode ser servido como aperitivo ou como prato principal.

Eu servi como aperitivo com um molho tarê comprado pronto.

Eu servi também como prato principal com arroz e creme de milho. A receita do creme de milho será publicada nos próximos post.
Carne Suína na Lata Empanada (a minha moda)
Ingredientes:
900 g de "Carne na Lata Xavante"
1 dente de alho socado (eu usei alho desidratado)
pimenta do reino a gosto
farinha Panko o suficiente para empanar

Modo de Preparar:
Retirar o excesso da gordura da carne e temperar com alho e pimenta do reino. Passar na farinha Panko. Colocar em uma assadeira forrada com papel alumínio. Levar ao forno até dourar.

"Xavante"...
A Verdadeira Carne na Lata...

8 comentários:

  1. Que legal, meu marido foi criado assim..kkkkk
    Muito boa esta carna!
    Olha quelida, aquele esmalte não é cintilante é LED, muda a cor do de base.
    Passando para desejar
    Ótima 4ª feira !!
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  2. Interessante Irene, já tinha ouvido falar também através de minha mãe que antigamente as carnes eram conservadas na própria gordura. Muito bacana esse produto. Deve ter ficado uma delicia empanadinha. Bjocas

    ResponderExcluir
  3. Irene, querida,

    Você está sempre descobrindo coisas incríveis por aí, hem? Eu achava que só umas poucas pessoas tinham mantido o costume de conservar a carne assim, rsrs.
    A forma que você a preparou foi muito inteligente, porque a deixou mais sequinha e - certamente - muito saborosa!

    Beijo e boa quarta-feira!

    ResponderExcluir
  4. Olá Irene
    Bom Dia
    Lembro bem de minha avó Maria e minha mãe preparando carne de porco pra guardar na gordura, naquele tempo nem todos tinham geladeira, e a carne tinha que ser conservada assim.
    Esta carne guardada na gordura, ficava deliciosa, eu adorava.

    Vou ver se encontro este produto aqui nos supermercados, muito pratico.
    Empanada como esta sua deve ser deliciosa.
    Bjs e Boa Quarta-feira.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia querida amiga!
    Eu amo este cantinho lindo, que estar sempre nos trazendo dicas e receitas maravilhosas!
    Essa carne é ótima para os dias corridos, adorei saber!

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  6. Irene querida, nos dias de hoje os motoristas de caminhão ainda conservam as carnes assim, temos amigos caminhoneiros e meu sogro é caminhoneiro aposentado.
    Prática muito comum entre eles mas para nós hoje em dia ficou obsoleto, não conhecia que existia para vender dessa forma. muito legal mesmo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Que delícia que deve ser Irene a minha avó fazia e guardava em latas eu adorei saber que tem para vender
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Irene, em casa ainda fazemos muito meu pai adora, mas não sabia desta empresa, vou procurar.
    bjo

    ResponderExcluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...