terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Bolo de Amendoim (versão normal e sem adição de açúcar)

Novidade "Sem Adição de Açúcar"...
A receita desse bolo é uma criação da minha mãe e é bem antiga. Esse bolo é o preferido da minha família. Como a maioria segue uma dieta com restrição ao açúcar, resolvi tentar adaptar a receita original por uma "Sem Adição de Açúcar". Eu preparei esse bolo em homenagem a minha querida mãe em seu aniversário (final de dezembro/2013). O bolo ficou PERFEITO e nem parecia ser "Sem Adição de Açúcar". Agora compartilho a receita com as duas versões explicando todos os passos porque vale a pena experimentar.
Para preparar o recheio desse bolo eu usei o "Leite Condensado Diet Hué" que na minha opinião é o melhor leite condensado diet que experimentei até agora. Esse produto não pode faltar na minha despensa para preparar docinhos, mousses, pavês, sorvetes, recheios, etc.
Bolo de Amendoim (versão normal e sem adição de açúcar)
Ingredientes para o Pão de Ló:
4 ovos inteiros
4 colheres (sopa) de açúcar (eu usei a mesma medida de adoçante culinário)
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparar:
Preparar duas receitas de Pão de Ló, mas uma de cada vez. 
Separar e medir os ingredientes. Peneirar a farinha de trigo e o fermento em pó. Reservar.
Untar uma forma redonda (25 cm de diâmetro) alta e com fundo removível de manteiga, forrar o fundo e as laterais com papel manteiga e untar o papel. Polvilhar com farinha de trigo. Reservar.
Pré-aquecer o forno a 200 graus Célsius. Reservar.
Bater os ovos até duplicar de volume. Acrescentar o açúcar (ou adoçante) sem parar de bater. Diminuir a velocidade da batedeira e acrescentar a farinha de trigo e o fermento em pó.
Colocar a mistura na forma forrada untada e enfarinhada e levar para assar em forno pré-aquecido a 200 graus Célsius até a prova do palito. Tirar do forno e deixar descansar por 10 minutos. Desenformar e deixar esfriar por completo.
Repetir o processo para preparar o segundo Pão de Ló.

Ingredientes do Recheio:
300 g de amendoim torrado, descascado e moído 
1 lata de leite condensado (eu usei o Leite Condensado Hué)

Modo de Preparar:
Misturar os dois ingredientes até formar uma pasta. Reservar.

Outros Ingredientes:
1 copo de refrigerante (eu usei soda limonada diet)
2 colheres (sopa) de conhaque (opcional)
500 g de creme de leite fresco gelado
4 colheres (sopa) de açúcar (eu usei a mesma medida de adoçante culinário)
paçoca triturada para decorar (eu usei paçoca diet)

Modo de Montar:
Misturar o refrigerante e o conhaque. Reservar.
Colocar um dos pães de ló na forma removível onde foi assado, pressionar um pouco o fundo e umedecer com a metade da mistura de refrigerante. Distribuir o recheio por cima e espalhar bem.
Colocar outro pão de ló por cima, pressionar mais um pouco para baixo e umedecer com o restante da mistura do refrigerante.
Cobrir com um plástico de congelamento e colocar um prato ou alguma travessa para fazer um pouco de peso para o bolo aderir ao recheio. Levar à geladeira por algumas horas ou de um dia para o outro.
Bater o creme de leite fresco gelado até virar chantilly. Acrescentar o açúcar (ou adoçante) e bater somente para misturar. Reservar.
Desenformar o bolo com cuidado em uma travessa. Cobrir o bolo com a metade do chantilly e decorar com o restante as laterais do bolo com o auxílio de um saco de confeitar. Triturar as paçocas e colocar na parte superior do bolo. Levar à geladeira até a hora de servir.
A vida pode ser "DOCE" mesmo 
"SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR"...

5 comentários:

  1. Nunca comi bolo feito com adoçante, mas pelo aspecto ficou delicioso, ainda mais com este recheio de amendoim que adoro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. minnha querida amiga este bolo esta maravilhoso ,eu também uso este leite condensado é maravilhoso mesmo ..parabens querida eu ameiii bjokas doces

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito bonito e guloso e sem açúcar melhor ainda.
    Parabéns à mamã, bjs
    Susana

    ResponderExcluir
  4. Irene minha querida,
    o melhor desse bolo é que podemos saborear mais de uma fatia sem culpas, rsrs.
    Ficou lindo e tentador, arrasou!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. em primeiro os meus parabens a tua mae e em segundo o teu bolo ele esta 5* e essa fatia esta uiui comia mesmo um bocado noao conhecia esse leite bjs bs

    ResponderExcluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...