quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Canjica com Doce de Leite

Benefícios do Leite...
Hoje eu tenho um assunto muito importante para escrever para todos vocês. Há dez meses eu sofri um acidente e fraturei o meu tornozelo (fíbula). A fratura foi grave porque eu estou com osteopenia e a minha massa óssea não conseguiu sustentar a minha queda. Fui submetida a uma cirurgia onde colocaram uma placa e seis pinos para recompor o meu tornozelo. E na cirurgia tiveram muito cuidado para colocar os pinos, pois os meus ossos não são mais fortes e poderiam espanar. Osteopenia é uma situação caracterizada pela diminuição da massa óssea deixando os ossos mais frágeis e que pode evoluir para uma osteoporose. 
Eu resolvi escrever sobre esse assunto para alertar sobre a importância do leite na nossa alimentação. O leite é a melhor fonte de cálcio que existe. O cálcio é um mineral indispensável na formação de ossos fortes.
Atualmente eu bebo diariamente um litro de leite para melhorar a osteopenia e evitar a osteoporose. Beba leite!!! Beba "Leite UHT Mococa"!!! Além de DELICIOSO, é prático, nutritivo e ideal para o dia-a-dia.
Para acrescentar mais cálcio na alimentação, resolvi preparar uma "Canjica com Doce de Leite" com os produtos "Mococa". Hummm!!! Ficou CREMOSO, NUTRITIVO e DELICIOSO!!!
Canjica (receita da minha mãe)
Ingredientes para a canjica:
250 gramas de milho para canjica
1 e 1/2 litro de água
1 canela em pau
2 cravos da índia
1 lata de "leite condensado Mococa"

Modo de Preparar:
Lavar o milho para a canjica e deixar de molho na água por no mínimo seis horas. Escorrer o milho e colocar em uma panela de pressão. Acrescentar a água, a canela em pau e os cravos. Levar para cozinhar por aproximadamente uma hora contados a partir da panela começar a ciar ou até que o milho para canjica fique macia. Extrair a pressão e abrir a tampa.
Juntar o leite e o leite condensado e deixar no fogo até a calda ficar grossa. Deixar esfriar e levar para gelar.

Ingredientes para o doce de leite:
1 lata de "leite condensado Mococa"

Modo de Preparar:
Colocar a lata de leite condensado em uma panela de pressão e cobrir com água (dois dedos acima da lata). Levar para cozinhar por aproximadamente 30 minutos contados a partir da panela começar a chiar. Deixar esfriar por completo e abrir a lata.
Modo de Montar:
Pegar a canjica gelada e mesclar com porções de doce de leite. Se preferir, polvilhar canela em pó.
Beba Leite!!!

8 comentários:

  1. Nossa eu adoro canjica, apesar de não poder mas eu curto demais ainda mais com doce de leite.
    Vc sempre nos surpreende.
    Adorei a receita
    Obrigada pela visita
    Ótima quinta-feira para vc!
    Beijos Coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  2. Nossa Irene... Você tem de beber 1l de leite por dia?!? Fiquei impressionada. Bem, que bom que é leite pois é gostoso! rs Essa canjica com doce de leite está muito, mas muito apetitosa. Ahhh que doce bom! Beijos, Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Paula,
      Sim, eu consumo 1 litro de leite por dia por causa da minha osteopenia. Infelizmente, eu fiquei sabendo da pior forma possível que eu precisa de cálcio para fortalecer os meus ossos.
      Obrigada pelo seu carinho e grande beijo, Irene

      Excluir
  3. Irene querida, eu lembro do seu acidente, só não sabia que tinha sido tão grave, se cuide amiga. Quanto a osteoporose, se depender de mim, estou livre, pois sou uma bezerra kkkkk. Amo leite, tomo puro geladinho durante o dia, tomo no café da manhã e gosto de tomar a noite, adoro leite. Agora delicia mesmo é sua canjica hummmmmm deu vontade! Nunca fiz com doce de leite, e doce de leite caseiro melhor ainda. Adorei a sugestão. Beijinhos, ótimo final de semana miga

    ResponderExcluir
  4. Delícia né, Irene! É isso mesmo, a gente precisa tomar leite. No caso das mulheres parece que piora mesmo. Melhor prevenir. Eu tinha feito também doce de leite com a minha latinha Mococa aqui de casa para rechear um biscoito. Conclusão, não deixaram, estamos comendo com pão mesmo. Tudo de bom!!!
    Beijos mil
    Fabiola

    ResponderExcluir
  5. Irene adoro canjica, mas nunca provei com doce de leite.Com os produtos da Mococa só pode ter ficado maravilhoso.Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  6. Amiga,
    imagino as dores terríveis que vc passou, mas graças a Deus agora está tudo bem!
    Sou uma verdadeira bezerra, não fico sem leite e como brócolis quase todos os dias.
    Para evitar a osteoporose eu tbm tomo sol 20 minutos na parte da manhã pois o
    sol contém vitamina D, que ajuda muito tbm.

    Sou amante de canjica, esse ficou perfeita, eu vou fazer!

    Bom fds, fique com Deus!
    Se cuide!
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida, Irene.

    Gostei do seu post, pois atualmente o leite é um dos alimentos que tem sido demonizado, por
    causa da intolerância à lactose, rsrs. Quanto ao seu acidente, nossa, não sabia que tinha sido tão grave,
    espero que você tenha se recuperado completamente. Já a canjica me deu água na boca.

    Um beijo e bom fim de semana!

    ResponderExcluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...