quinta-feira, 26 de maio de 2016

Filé Mignon ao Molho Turmeric

Turmeric, Cúrcuma ou Açafrão da Terra???
Eu ganhei um presente do meu grande amigo Rogério Cortezano. Eu ADORO ganhar presentes relacionados à gastronomia. Querido Rogério, muito obrigada pelo presente que eu simplesmente AMEI!!! 

O presente que ganhei é uma especiaria chamada "Turmeric". Como eu não conhecia, resolvi pesquisar um pouco. Essa especiaria se chama "Turmeric" em inglês e no Brasil é conhecida como "Cúrcuma" ou "Açafrão da Terra" (cuidado para não confundir com o verdadeiro "Açafrão"). 

"Turmeric" é uma raiz da planta da família do gengibre, originária da Conchinchina e depois importada pela Índia, Haiti, Jamaica e Peru. É cultivada há mais de 2000 anos na Índia, na China e no Oriente Médio. Essa especiaria é muito utilizada na medicina porque é um agente anti-séptico e anti-bacteriano natural para tratamento como câncer e mal de Alzheimer.
Eu queria preparar um prato ESPECIAL com o presente que ganhei, pesquisei várias receitas e não achei nada que me chamasse atenção. Resolvi arriscar e tentar algo por conta. O prato que resultou foi esse "Filé Mignon ao Molho Turmeric". Hummm... Ficou muito BOMMM!!! Tem algo no "Turmeric" que me lembra um pouco o curry e a mostarda.
Filé Mignon ao Molho Turmeric (à minha moda)
Ingredientes:
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
300 g de filé mignon cortado em tiras finas
100 g de cogumelos Paris cortado em tiras finas
1/2 cebola cortada em fatias finas
sal e pimenta do reino a gosto
100 g de creme de leite
1/2 colher (chá) de Turmeric (Cúrcuma ou Açafrão da Terra)
salsinha picada à gosto

Modo de Preparar:
Aqueça uma panela tipo "Wok" com duas colheres de azeite e sele o filé mignon. Retire e reserve.
Aqueça o restante do azeite na mesma panela e frite a cebola. Adicione o cogumelos e deixe mais um pouco. Junte o creme de leite previamente misturado com o Turmeric. Por último, acrescente o filé mignon reservado. Tempere com sal e pimenta do reino. Salpicar com salsinha. Deixe aquecer um pouco. Servir com arroz branco e batata palha.
HUMMM!!! SERVIDO(A)???

6 comentários:

  1. açafrão e açafrão da terra nao sao os mesmos?
    Nao sabia. Achei q eram.
    De vez em qndo uso açafrão aqui em casa.
    beijos
    luizawg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ola amiga tb ja mt tempo que nao vinha aqui mas que bom vir e ver este maraviljoso prato de comida que esta 5* gostei mt parabens bjs bfs

    ResponderExcluir
  3. Belo presente querida Irene!
    O açafrão deixa os pratos mais gostosos e com uma cor linda!

    Beijinhos, ótimo fds!

    ResponderExcluir
  4. Eu também adoro receber presentes de gastronomia.Esse tempero não conhecia, mas deve ser muito bom, pois seu filé me deu água na boca!
    bj e linda semana pra vocÊ,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. tambem adoro estes presentinho amiga ..são sempre muito bem vindos e adorei saber que açafrão da terra e açafrão não são os mesmos ..poxa é legal saber ... obrigado querida saudades bjus

    ResponderExcluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...