domingo, 5 de fevereiro de 2017

Bolo de Fubá Sem Açúcar e Sem Farinha de Trigo

Novas Experiências Culinárias...
Olá Pessoal, eu estou bem sumida desse cantinho, né??? É que eu estava cuidando da minha saúde porque eu tinha engordado muito e a minha taxa de glicemia estava nas alturas... Por isso, acabei entrando em uma dieta e praticando muitos exercícios físicos...
Eu estou voltando aos poucos e com algumas novidades, principalmente para quem está evitando a ingestão do açúcar refinado, adoçantes artificiais e farinha de trigo branca.
Andei fazendo algumas experiências, substituindo o açúcar refinado por frutas secas (por exemplo: uvas passas, damascos e tâmaras) e a farinha de trigo branca por aveia nas suas variações (flocos, farelo e farinha) em algumas receitas de bolos. E surpreendentemente os bolos ficaram bem macios, molhados e DELICIOSOS!!! Por isso, estou aqui para compartilhar essas DELÍCIAS!!!
Hoje a receita é do Bolo de Fubá da Tia Rosa (já publicado aqui) que foi adaptada, onde o açúcar foi substituído pelas Tâmaras e a farinha de trigo branca pela aveia. Simplesmente MARAVILHOSO!!! Vale a pena provar...

Bolo de Fubá Sem Açúcar e Sem Farinha de Trigo
(receita adaptada do Bolo de Fubá da Tia Rosa)
Ingredientes:
3 ovos grandes
2 xícaras (chá) de tâmaras sem sementes e picadas
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de fubá
1 e 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos (pode ser fino ou grosso)
1 colher (sopa) de fermento em pó
canela em pó a gosto (opcional)
sementes de erva doce a gosto (opcional)

Modo de Preparar:
Bater bem os ovos, as tâmaras, o óleo e o leite no liquidificador até formar uma massa líquida e homogênea. Reservar.
Misturar o fubá, a aveia, o fermento, a canela em pó e as sementes de erva doce em uma tigela. Acrescentar a mistura do liquidificador e misturar bem. Reservar.
Untar uma forma redonda (de preferência com furo central) com manteiga ou óleo e polvilhar com fubá misturada com um pouco de canela em pó.
Colocar a mistura reservada na forma e levar ao forno pré aquecido a 180 graus célsius por aproximadamente 30 minutos ou até a prova do palito.
Retirar do forno, esperar uns 10 minutos e desenformar. Pronto e agora é só devorar...
HUMMM!!! PENA QUE ACABOU...

2 comentários:

  1. Que delícia Irene, ficou com belo aspecto, vou levar a receita.
    Tenha uma boa noite e boa semana
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. QUe bom vê-la de volta, Irene!
    Espero que esteja tudo bem com você!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir

Sua visita é muito importante para mim!!!
Ficarei muito feliz se você deixar o seu comentário...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...