Curso de Confeitaria

Adorei o curso de confeitaria do SENAC...
Eu fiz um curso básico de confeitaria no SENAC que durou 15 (quinze) horas. Foram no total 4 (quatro) aulas, todas ministradas aos sábados na parte da tarde pelo professor Arthur.

Essas são as fotos da primeira aula (25/02/2012).
Eu aprendi a fazer esse DELICIOSO "Rocambole Floresta Negra" (rocambole de chocolate, umedecido com a calda das cerejas, recheado com chantilly e cerejas ao marrasquino, e coberto com chantilly e raspas de chocolate). 

Aprendi a fazer "Massa Folhada", a metade da massa foi utilizada para preparar os CROCANTES "Palmiers" (massa folhada recheada de açúcar e canela) e a outra metade foi congelada para a próxima aula.
Nessa mesma aula aprendi a fazer "Pão de Ló", "Bolo Inglês Marmorizado" e "Bolo de Chocolate". Mas, todas essas DELICIAS foram congeladas para serem utilizadas nas próximas aulas.

Essas são as fotos da segunda aula (03/03/2012).
Esse é um "Bolo de Morango" DELICIOSO (pão de ló, umedecido com uma calda de açúcar, recheado com creme patissière e morangos, e coberto com chantilly).

Esse é um "Bolo de Chocolate" (bolo de chocolate, umedecido com calda de açúcar, recheado com uma camada de ganache de chocolate e outra camada de creme de manteiga com chocolate, coberto com marshmellow italiano e praline de nozes).


Eu quase não consegui fotografar o "Bolo Inglês Marmorizado" (bolo mármore coberto com ganache de chocolate e açúcar impalpável).


Seguimos para a terceira aula (10/03/2012).
Essa aula foi bastante corrida... Muitas receitas para preparar... Mas, mesmo assim excelente...
Aprendi a usar o "maçarico" para queimar os bicos dessa DIVINA "Torta de Limão" (massa frola, recheada com creme de limão e coberta com marshmellow italiano).

Essa "Torta de Mousse de Chocolate" (massa sucrée, recheada com mousse de chocolate e coberta com coulis de amora) ficou muito LINDA!!!


Esse "Quindão" para matar a saudade da Bahia.

Aprendi a preparar "Pate a Choux" que é a massa para "Profiteroles", "Éclair", "Paris-Brest" e "Samantas".
Essas são as fotos dos "Profiteroles" que foram preparados na aula. As primeiras são "Profiteroles de Caramelo" (pate a choux recheado com creme patissière e coberta com caramelo) e as próximas são "Profiteroles de Chocolate" (pate a choux recheado com ganache de chocolate e coberta de chocolate).

E para finalizar essa aula apresento os "Biscoitos" feitos de "Massa Brisée Sucrée".


Quarta aula e última  (17/03/2012).
Como tudo que é "BOM" dura "POUCO"... Essa foi a minha última aula do curso de confeitaria... Sentirei saudades...
Aprendi a fazer esse MARAVILHOSO "Pudim de Padaria". Ele ficou cremoso e aveludado... Uma DELÍCIA!!!

Esses dois flans ficaram simplesmente LINDOS servidos como "Verrines" (em copos de vidro). Os primeiros de cima são Flans de Manga" (cobertos com molho de frutas amarelas - maracujá, carambola e damasco) e os de baixo são "Flans de Cupuaçu" (cobertos com molho de figos frescos) ".

Essa "Torta Mil Folhas" o professor pediu para não citar, mas eu acabei publicando. É que o recheio deveria ser um creme patissière, mas acabou os ingredientes e só foi possível preparar um brigadeiro mole.

E para fechar com "Chave de Ouro"... Um "Crêpe Suzette" (crêpe recheado com creme patissière, coberto com calda de laranja e flambado no cointreau) simplesmente DIVINO!!!

Esse foi o "Crêpe Suzette" que eu saborei... Hummm!!! Que DELÍCIA!!! Não sobrou nem a calda (risos)...

Essa é a última foto de despedida. Parabéns para o SENAC - Aclimação pelo curso!!! Parabéns para o  professor Arthur pelo curso MARAVILHOSO e muito obrigada por todos os preciosos ensinamentos...
SENAC - Unidade Aclimação
Para conhecer a escola e os cursos oferecidos entre no site.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...